Herança
Este foi o tema da Redação da prova da PUC/RJ em 16/10/10
Herança. Como palavra é um termo muito vago. Temos a herança dos bens materiais os quais são beneficiários os sucessores previsto na lei. Há os que também herdam por força de Testamento. Todas essas situações são previstas no Código Civil.
Herança de bens e direitos, via de regra, é fonte de desavenças. Como já disse um poeta:"dinheiro na mão é vendaval... irmão desconhece irmão..." Quem nunca teve notícia de brigas por causa de herança?
Existe também a herança genética que nos é transmitida pelos nossos pais biológicos. O DNA nos identifica e sua investigação redunda até mesmo em elemento de prova em processos judiciais.
Todavia, não vou enveredar por nenhum desses caminhos. Vou falar sobre uma herança que não vem de nenhuma das opções anteriores. A herança sobre algo não material nem biológico. Nesse sentido, herdamos, dos pais, bem como daqueles que, embora não tenham sido nossos pais, outros valores de cunho puramente moral ou de usos e costumes. Conceitos, hábitos, preconceitos, crenças, superstições, religiosidade, enfim, uma série de elementos que consiste de uma lista muito grande, difícil de ser lembrada com todos os seus termos.
Ao meu ver, essa herança é muito valiosa. Ela está presente dentro de nós. É parte de nosso mundo interior, faz progredir, ou regredir, por mais paradoxal que possa parecer. Fiz referência à palavra "valiosa" porque valores, nesse caso, são elementos subjetivos que, frente à sociedade, podem ser positivos ou negativos. Mas, o que realmente quero dizer é que essa herança, não possui forma rigososamente absoluta nem derradeira pois, ao longo da vida vamos aferindo nossos valores com as lições e experiências vividas. E graças a Deus isso se dá, senão seria inviável admitir a recuperação de um ser humano, ou seja, o seu resgate para a sociedade como pessoa de bem. Tampouco mudanças comportamentais de pessoas,independentemente da classe social a que pertençam.
Bem, o tema não se exaure somente com essas palavras, pois uma outra visão também desponta quando se leva em consideração o conceito divino, que alcança os que creem em uma divindade suprema e criadora. Herança divina, que é o legado de Deus, eu diria.
O fato é que, crendo ou não, existe diante de nós um Universo infinito
cuja explicação da origem ainda não é pacífica entre os seres humanos. Pelo menos neste nosso País, a maioria esmagadora acredita em Deus e nessa herança que nos foi legada. Um Deus que é visto como o criador de tudo!
Bem, isso não é nenhum tratado e, como redação, entendo que já alcançou seu objetivo.