Historieta: A arte de educar... (Capitulo IX)
Pedro chegou e avisou que assim que José chegasse era para levá-lo ao escritório para falar com ele.
Assim que José chegou um dos encarregados veio até ele e disse:
_ O que você fez de errado, pois o homem quer falar com você?
José apenas sorriu, mas seu coração foi invadido por uma desconfiança e antes de ir até o escritório entrou no banheiro e orou, chorou e se lembrou do que a mulher lhe disse:
_ Diga a verdade pra ele e confie em Deus, meu coração me diz que esse homem é bom, justo e que ele nos ajudará, não tenha medo, fale com ele!
Aquelas palavras ecoaram em seu coração vacilante e ele então tomando coragem e se recompondo dirigiu-se ao escritório, onde foi recebido com carinho.
_ Senhor! Antes que o senhor me fale qualquer coisa me permita contar-lhe minha história.
_ Então diga! Disse Pedro lembrando-se da recomendação da esposa antes de sair: “Deixe as pessoas falarem antes de julgar”.
Na verdade a frase não foi dita para ele, mas sim para a pequena Cristina que perguntava a mãe o significado daquela frase e Ana então lendo a frase em voz alta, Pedro achou que ela falava com ele, quando na verdade ela lia a frase para a filha a fim de esclarecer seu significado.
Mas a providencia se servindo de tudo a nossa volta para nos favorecer, utilizou-se do dever de filosofia da pequena Cristina e de Ana que não tem por costume responder aos filhos, sem fazê-los antes pensar sobre o assunto, contando historinhas e depois extraindo deles mesmos as respostas aos seus questionamentos.
José narrou toda a sua história a Pedro sem que esse o interrompesse um só minuto.
Ele falou sobre o acidente do filho, falou que para comer pega dinheiro da Caixinha dos funcionários devolvendo sempre no dia de seu pagamento. Contou sobre a nova situação do filho e por fim disse:
_ Se acaso o senhor achar que eu mereço ser demitido por retirar dinheiro da Caixinha sem a permissão de meus colegas, sinta-se a vontade para fazê-lo sem qualquer constrangimento.
_ Não vou demiti-lo, mas vou lhe repreender publicamente, certo?
_ Sim! Disse ele engolindo seu orgulho, pois aquele era um preço pequeno para pagar pela saúde de seu filho, afinal ele poderia continuar trabalhando e ganhando o sustento de sua família.
Pedro então reunindo todos os funcionários e pondo-se ao lado de José disse em voz alta:
_ A empresa tem uma política de prestigiar bons funcionários, entendemos, entretanto que ninguém é perfeito ou insubstituível, mas que todos nós merecemos uma chance de mostrar o nosso melhor, chance essa que nos foi negada pelo irmão e funcionário José que vem enfrentam uma dificuldade familiar sem dividi-la conosco os seus companheiros, seus amigos. E colocando a mão sobre o ombro de José que agora entendi o que aquilo significava, continuou:
_ Quando vocês têm problemas a empresa também tem problema, porque vocês são a engrenagem dessa máquina, entenderam?
E continuando falou:
_ A empresa mantêm a disposição dos funcionários o fundo saúde, e também um fundo de empréstimos que visam atender necessidades urgentes como pagamento de água, luz, aluguel, sempre em caráter emergencial.
_ O que isso quer dizer? Perguntou Carol uma das funcionárias da empresa.
_ Quer dizer que esse FUNDO SAÚDE cobre dispensas médicas como as que o nosso irmão vem pagando sozinho. Disse Pedro olhando para José.
_ O que o senhor deseja nos dizer claramente seu Pedro? Perguntou o encarregado dos funcionários.
_ Que vocês podem contar com a empresa nos dias difíceis de suas vidas! E vamos trabalhar!
_ Seu Pedro muito obrigado por tudo.
_ José você precisa passar os dados para o financeiro quem sabe ainda hoje tudo se resolva e quanto ao dinheiro que você já pagou a empresa te reembolsará, serão descontados de seu pagamento duzentos reais, os duzentos que eu já mandei recolocar na Caixinha dos funcionários, certo?
_ Sim senhor! E muito obrigado!
Assim Pedro resolveu o problema do filho de José e inscreveu a empresa num Programa de Assistência Social com reconhecimento internacional, onde o caso do filho de José seria examinado como uma ação social e a empresa além de concorrer a prêmios em dinheiro, também passariam a deixar de pagar alguns tributos com isso todos ganhavam.
Pedro ficou satisfeito com o resultado e ao chegar em casa agradeceu a esposa pelo conselho.
Ana contou a Pedro tudo o que acontecerá e ele então ficou ainda mais feliz e foi beijar a filha.
E o tempo passou.
Continua...