Sem orgulho de ser brasileiro, ainda

A condição social e política vivenciada pelos brasileiros, de fato, nunca foi de plena estabilidade. O fato de apresentarmos um dos piores IDH (Índice do Desenvolvimento Humano) do mundo, de possuirmos grandes escândalos políticos e miséria por toda parte não cabe, a culpa, somente aos políticos, mas também a nós cidadãos. Claro, que eles não são os inocentes, mas não são os culpados.

Não é de hoje que suportamos tanta mediocridade na nossa política. Nossos representantes não são capazes nem de roubarem “calados”, quanto mais de promover alguma atitude benéfica para a nação – se salva várias exceções. Em vez de elegermos políticos, elegemos uma tropa de ladrões corruptos, safados, incompetentes, omisso e irresponsáveis, que chegam ao cúmulo do absurdo de desviar dinheiro público de merendas escolares (logo, da boca de crianças) para comprar seus carros luxuosos, seus jatinhos particulares e, claro, seu caviar. Essa é a fome-zero, é a bolsa escola, “são os panetones”, é o metrô e tudo que eles (políticos) dizem fazer e a sociedade em demasia ignorância acredita.

É absurda a atitude que os brasileiros têm para com a atual condição social, política e econômica, afinal, com tanto imposto que eles cobram, era para estarmos comendo caviar e bebendo champanhe todos os dias – nem se quer feijão e arroz temos, imagine o resto..! Como se já não bastasse esse celeiro de mediocridades (a política), ainda temos que suportar a inércia da justiça. Aliás, na verdade, são todos cúmplices: juízes, advogados, promotores, auditores e etc., porque parece que todos conspiram para que o Brasil continue do jeito que está (deplorável). Claro, para esses “defensores da lei” não muda em nada se a condição ignóbil do Brasil: seus “zeros” nas suas contas bancárias aumentarão do mesmo jeito! Então, que se dane o Brasil e o povo brasileiro!

De fato, só haverá mudança quando todos saírem do seu estado anestésico e tomarem conhecimento do governo e do tipo de gente que estamos evolvidos. E, serão eles que provocarão a mudança: uma vez que estarão cansados de roubar e de nos tratar como idiotas. Todos nós somos culpados do Brasil que temos. A mudança tem que partir de nós, e não deles.

Não existe fórmula para criar um Brasil melhor. O antídoto está em melhorar a educação, os valores sociais e a cidadania daqueles que irão nos representar futuramente. Para isso precisamos extirpar o ufanismo e ter veemência para poder dar um basta neste nojo de tratamento que recebemos e não deixar que tudo acabe em pizza, mas sim em um Brasil digno de dizer: “Tenho orgulho de ser brasileiro”!