II – O Teólogo e a aluna (os anjos).
_ O que deseja saber sobre os anjos? Perguntou o teólogo.
_ Quem os criou?
_ Deus!
_ Deus os criou perfeitos?
_ Sim! Respondeu o teólogo.
_ Bom! Então Deus falhou?
_ Não!
_ Ora se Deus os criou perfeito como você disse, e se depois eles se revoltaram contra o Pai – isso quer dizer que Deus falhou ou eles não eram perfeitos?
E diante da mudes do teólogo continuou:
_ E ainda há algo mais grave nessa história porque além de questionar a perfeição de Deus ainda o torna um ser parcial e injusto.
_ Por quê? Pergunta o teólogo algo interessado, com o coração aos pulos.
_ Ora Deus o Todo Poderoso criou algo que deveria ser perfeito e não o é; além disso, ainda fez distinção entre seus filhos, nos relegando ao sofrimento e a dor, enquanto que para os outros tudo era concedido sem qualquer esforço como se eles merecessem mais que nós serem feliz.
_ E agora? Pergunta o teólogo interessado no raciocínio da jovem.
_ E agora eu lhe pergunto “Deus é Onisciente” – ele realmente tudo sabe?
_ Mas é claro!
_ Então Ele fez de propósito, criou anjos com defeito de caráter para depois poder puni-los? Isso faz dele muito cruel.
_ Como você acha que foi a criação? Perguntou o teólogo interessado na resposta e algo desconfiado.
_ Que Deus criou a todos simples e ignorantes!
_ Explique-se melhor! Disse o teólogo.
_ Simples, quer dizer sem bondade ou maldade; e ignorante, quer dizer sem conhecimento. E que Ele deu aos homens liberdade para escolherem o seu próprio caminho e muitas moradas no Universo para fazer essas escolhas.
_ Então você acha que os anjos que caíram eram espíritos que falharam em suas escolhas e então foram exilados? Disse ele agora sondando no que aquela jovem realmente acreditava.
_ Sim!
_ E para onde foram os exilados?
_ Para a Terra com o objetivo de ajudar o progresso da humanidade que aqui vivia.
_ E como você provaria isso?
_ Através da história.
_ Como?
_ Muitos desses espíritos tinham conhecimento, mas não moralidade e ao encarnarem na Terra em contato com a dureza da vida aqui eles progrediram e puderam voltar ao seu antigo mundo, que para eles parecia o paraíso se comparado a Terra.
_ Mas ainda não provou que eles estiveram aqui e que eram mais evoluídos que os povos primitivos que aqui estavam?
_ Conhece a história do Egito?
_ Sim!
_ De repente do nada, eles progridem, constroem pirâmides que até hoje desafia a inteligência do homem e assim como pássaro que larga o ninho depois de um tempo, o progresso fica estagnado, praticamente cessa naquela região, o que acha que ocorreu?
_ Diga-me você?
_ Eles partiram, conquistaram o direito de retornarem a sua antiga morada.
_ Então você me enganou?
_ Não!
_ É claro que sim! Pois você não me disse que era de outra crença, achei que realmente quisesse aprender sobre a bíblia?
_ Eu não vim aprender com você, mas vim ensiná-lo a questionar, a pensar, a usar a inteligência que Deus lhe confiou.
_ Onde mora?
_ Na Rua Augusta, 784.
_ E qual o seu nome?
_ Mariana!
_ Sua família é católica?
_ Sim!
_ Então por hoje terminamos, mas amanhã faremos nosso estudo em sua casa.
Continua...