A escola que realmente precisamos

É bonito ver o sorriso estampado no rosto de quem nos acolhe, que bom seria se meus professores fossem valorizados como pessoa e como profissionais, assim, os mesmos poderiam multiplicar auto-estima, distribuir amor próprio, respeito e valores significativos para a construção de um ser humano digno, não só no que diz respeito aos saberes adquiridos na escola, mas sobretudo, aos saberes construídos com sua história de vida e sua visão de mundo que é algo que vai além da sua vivencia cotidiana que a escola possibilita as suas crianças.

Todavia, agradeço aos meus professores pela luta e perseverança de nunca desistirem de lutar por melhores dias, de lutar por uma escola democrática, onde as diferenças fossem respeitadas, é óbvio que existem muitos obstáculos, mas muitos passos foram dados, grandes passos significativos para a construção de uma escola agradável, acolhedora e cheia de perspectivas para um futuro melhor.

Sei que estou mencionando muito sobre a importância dos professores, mas refiro-me a “alma da escola”, pois não há uma escola real e presente na vida de uma criança, se nos remetermos apenas à instituição, a escola de fato é os que a formam e as torna um instrumento fundamental para uma boa instrução. Os mestres da evolução dos conhecimentos são os professores e alunos, que para mim não basta uma escola “linda e maravilhosa” quanto a sua estrutura física, mas a alma e a concretização da aquisição dos saberes, valores humanos significativos, estes sim, farão parte de uma escola que produz cidadãos plenos e conscientes de seus direitos e deveres perante a sociedade.