Historieta: Realizando sonhos (21ª parte - final)...

_ Minha filha eu sei que não me contou nada por causa de meu modo de pensar e agir, mas eu mudei e gostaria muito que no futuro você confiasse em mim!

_ Então papai aproveitando a oportunidade nós temos uma noticia para lhe dar...

_ Qual? Fala Augusto ansioso.

_ A família vai aumentar! Diz Alberto sorrindo.

A risada chama a atenção de todos os que estavam encostados na porta ansiosos para saber sobre o que conversavam.

Augusto promove a maior barulheira para anunciar a chegada de mais um neto.

_ Na verdade serão dois! Diz José.

_ Como assim? Pergunta Augusto sério, pensando que José fizera algo errado.

_ É que Maria também está grávida! Disse Justina.

O tempo passou as mudanças ocorreram no mundo e no Brasil, mas as mudanças que realmente importavam ocorreram nos corações das pessoas, nas suas idéias e ações.

Nossa heroína Maria Francisca enfrentou muitas outras dificuldades nas realizações de seus sonhos, grávida não pode acompanhar o marido de volta a Portugal para os encaminhamentos legais de arredamentos e cuidados com a terra, sua ausência foi por ela muito sentida, pois ele só retornou no quarto mês de gestação. Depois ela ainda grávida enfrentou a paralisia do esposo após uma queda de um cavalo bravo, o marido chegou a cogitar da anulação do casamento, ao que seu Augusto deu apoio, mas ela não desistiria jamais, muitas consultas e o mesmo diagnostico: “Não há lesão, mas ignoramos a razão da paralisia!” Diziam os médicos, inclusive os da capital do império.

Na noite em que berrava de dor trazendo a luz o primeiro filho do casal, o marido diante dos gritos da esposa, que ele ama e que ele sabia que o ama demais decide tentar se levantar e num esforço sobre-humano no qual põe toda a sua força de vontade e todo o seu querer, ele finalmente se levanta e se dirige até o outro quarto em passos vacilantes, mas decididos.

Ao chegar à porta diz:

_ Preciso segurar tua mão para que nosso filho nasça?

Lágrimas, sorrisos e choro de criança com ótimos pulmões invadem toda a fazenda.

_ Eu te amo! Diz Alberto ajoelhado ao lado da cama a beija a esposa querida.

_ Eu também te amo! Diz Maria Francisca ao retribuir o beijo do esposo, que voltara a andar.

Muitas outras situações como perda de entes queridos, as dificuldades enfrentadas com o fim da boa era do café, as transformações e inovações ocorridas com a vinda dos imigrantes, é a história de uma vida e seus sonhos, lutas e transformações.

Tudo se transforma inclusive o homem.

Que nós nos lembremos sempre que “o homem tem muito mais fragilidade do que maldade!”

O sonho de Maria Francisca foi o que oportunizou todos os acontecimentos, mas foi o sonho de seu Augusto que desencadeou tudo, pois foi ele que desejou a escrava de seu pai, foi ele que foi reprimido, que não teve coragem de buscar seus sonhos, que se deixou aprisionar-se pelas idéias de uma época, pelos seus sentimentos, pela sua ação quase nula.

Não temamos as prisões do mundo, tenhamos muito medo das prisões mentais e sentimentais nas quais torturamos e matamos o nosso corpo, os nossos sonhos e desejos.

Deus nos criou para a felicidade, para o amor, para a prosperidade, para a justiça, para a beleza e para a saúde; busquemos vencer nossas dificuldades para nos libertamos dos grilhões que nos mesmos produzimos: a miséria, a dor, a infelicidade, o desamor, a injustiça, a feiúra e a doença.

Lembrem-se todos tinham seus próprios sonhos, o pai de seu Augusto sonhava em ver o filho casado e lhe dando netos; José sonhava com o reconhecimento do pai; Maria sonhava em viver uma vida de rainha; Carlota sonhava em ser amada pelo esposo; Manuel sonhava em não sofrer novamente uma perda; Chica sonhava em amamentar o filho, Pedro queria viver; Justina sonhava em ser reconhecida; todos tinham os seus sonhos, mas nem todos estavam lutando para conquistá-los.

Sejamos Vencedores hoje, amanhã e sempre!

Um abraço fraterno a todos!