Historieta: Realizando sonhos (11ª parte)...
No dia seguinte sem nem mesmo descerem para o café as duas mulheres recomeçam a conversa. A filha ouve atentamente enquanto a mãe relata a história de sua vida.
_ Então você finalmente fez aniversário e um pedido. Seu pai viu no seu pedido a oportunidade de ter uma nova aventura.
_ Como assim?
_ Eu queria que a viagem fosse curta, mas seu pai insistiu que demorasse um ano pelo menos.
_ E daí?
_ Sua tia Adelaide me escreveu várias cartas relatando o envolvimento de seu pai com uma nova mulher: Justina! E pegando o pequeno baú deu-lhe as cartas para que lesse, incluindo-a de seu pai.
_ Papai não pode agir assim? O que vai fazer?
_ Você ainda não entendeu a gravidade de tudo o que eu fiz.
_ Como assim?
_ Eu estou grávida. E Manuel deseja que eu fique com ele aqui. Eu tenho duas opções: voltar com você e morrer ou ficar aqui e fugir do seu pai pelo resto da vida. Entendeu?
_ Por quê?
_ Porque um homem pode ter muitas amantes, mas uma mulher deve sempre honrar seus compromissos, talvez Deus possa me perdoar essa falha, já que eu mesma não posso fazê-lo. Estraguei sua vida, destruí a minha e talvez a do próprio Manuel, e ainda vou trazer ao mundo um enjeitado. Eu errei e não pense que contei a história para justificar meus erros, mas eu só desejo que você tente me entender e perdoar as minhas fraquezas... Disse Carlota com a voz embargada.
_ Mãe eu jamais poderia julgá-la, não vivi o que viveu, e estaria faltando com a lição do Cristo que nos recomenda o perdão. Além do mais quem sou eu para julgar quando o único puro da Terra não julgou ninguém, nem a adultera.
_ Te amo minha filha! E peço a Deus que nos dê mais tempo juntas.
Assim que sai do quarto, Maria Francisca abraça com imenso carinho Maria e José.
Seus olhos estão marejados e vermelhos mostrando que chorou muito durante a noite.
Depois de um tempo ela diz a José:
_ Eu já sei de tudo meu irmão! Minha mãe me contou tudo, saiba que eu te amo muito!
E José entendendo tudo começa a chorar para desespero de Maria que não entende nada.
Continua...