Fracasso Escolar
O Fracasso Escolar
O fracasso escolar é uma produção social, por está relacionado aos problemas vivenciados no meio onde o educando encontra-se inserido, não há como ter bons exemplos de aprendizagens, vivendo no ambiente carente de carinho, higiene, e a fome é um fato constante, pois falta o que comer, conseqüentemente estes problemas desencadeiam uma série de outros. Sempre ouvimos dizer: “O homem é produto do meio.” Portanto, o aluno reflete em suas ações o ambiente desmotivador e desestimulante onde o mesmo encontra-se inserido.
Sabemos que a escola enfrenta uma série de problemas que estão relacionados ao meio social na qual a mesma encontra-se, atualmente muito se tem feito, e temos que fazer cada vez mais, pois o índice de evasão é alto, onde o meio social possibilita vários motivos para que o aluno sinta-se desestimulado a freqüentar a escola. Pois a falta de moradia digna, baixa renda e muitas vezes a falta de comida, fazem com que nossos alunos sejam desmotivados e causando uma defasagem no ambiente escolar.
A desigualdade social predomina em nosso país, com isso predominam vários problemas a este relacionado, pois o modelo de educação que temos ainda não é o almejado e aceito em boa parte de nosso público-alvo, onde até os livros didáticos são elaborados sem levar em consideração o contexto no qual o educando encontra-se inserido. Todavia somos levados a uma reflexão e temos que fazer alguma coisa? Resgatando a dignidade de nossos alunos, mesmo vivendo num meio social tão carente de condições básicas para uma sobrevivência digna e honesta.