Cap. XXXV O Poder do Perdão: Na fazenda
Na fazenda dias depois Sam volta sem encontrar os meninos então fica sabendo que Gerald matou Reymond e que levou Alfred para esclarecer o que havia ocorrido com as meninas, uma vez que os meninos chegaram na fazenda dizendo que haviam enterrado os corpos das meninas na beira do rio da cidade vizinha.
Sam não acredita na história e acha que Gerald vai matar o seu filho para que ninguém saiba que ele matou Joseph Porter. Desesperado sai para tentar encontrar o filho, ao ver que Gerald vem voltando só arma-lhe uma emboscada nas proximidades da fazenda.
Dois homens de confiança de Gerald veêm de longe um brilho no alto de uma árvore e observam a aproximação de um homem, temendo algo galopam velozes para a entrada da fazenda, mas Sam dispara um tiro certeiro, que derruba Gerald no chão.
Os homens atiram e matam Sam. Prestam socorro a Gerald, que após muitos dias de convalescença e delírio recupera-se. Descobre o que ocorreu e escreve uma carta para o convento relatando todos os trágicos acontecimentos dos últimos dias.
Alfred sofre, mas se dedica cada vez mais ao estudo dos evangelhos do senhor e aprimorando a oratória de forma brilhante.
Depois de quatro anos Alfred é informado que não pode seguir adiante, pois o fato dele ser negro não lhe habilita para o exercício do sacerdócio, naquele momento ele é informado que terá que deixar o convento, até porque este passará por uma inspeção e se ele for encontrado lá provavelmente gerara muitos problemas para o padre Giovanny, que era seu tutor e amigo.
Nos meses que se seguiram Alfred fora acometido de estranha doença que lhe manchava a pele, por medida de precaução ele foi afastado dos demais e ficou em isolamento por quase um ano. Neste período as manchas brancas cobriram lhe toda a face deixando-a totalmente branca.
Alfred que aprenderá a se resignar com as provas pelas quais passava, dizia sempre sorrindo que Deus o estava tornando-o branco para guiar algumas ovelhas desgarradas, sempre pedia a Deus em suas orações para que lhe mostrasse a razão do surgimento daquelas manchas.
Já era quase fim de ano de novo e padre Giovanny tentava uma solução diferente para o caso de Alfred, não desejava que seu pupilo fosse embora, queria vê-lo padre, mas seu desejo não encontrava eco entre os seus companheiros de religião.
Alfred recebeu na manhã de sua despedida uma carta de Gerald, mas ele resolveu não abri-la, embora agora tivesse a certeza de que era mesmo hora de partir.
Despede-se de todos, agradece ao padre Giovanny que sente sinceramente a sua partida.
****
Quando Jesus entra em nossos corações todo o resto se torna insignificante como: nossas dores, nosso sofrimento, a humilhação,...
A verdade ensinada por Jesus faz morada em nosso ser e muda a direção de nossa caminhada, assim é o AMOR, que ilumina a vida e a transforma para sempre.