Cap. XXIX O Poder do Perdão: Pollyanna cumpre o acordo
Gerald volta para casa feliz certo de que Joseph estava morto para sempre, assim ele poderia ser plenamente feliz ao lado de Pollyanna e até mesmo das crianças, que o adoravam, pois ele havia salvado Joseph o pequeno de Peter, quando esse tentou mata-lo para assim poder ele ou outro reclamar as terras de Pollyanna.
Pollyanna o esperava com ansiedade, pois sonhava com o marido amado todas as noites.
Quando Gerald chegou e lhe pôs a parte de tudo, disse lhe que Joseph estava morto e que nada havia encontrado a não ser uma camisa e puxando-a de um saco mostrou-lhe um pedaço da camisa que Joseph estava usando quando foi viajar. Ele havia visto as roupas no arbusto e reconhecendo a camisa de Joseph rasgou um pedaço e guardou no saco de viagem pensando em usar mais tarde.
Pollyanna observou o pedaço da camisa e chorou por algumas horas.
Um choro sentindo e silencioso que demonstravam toda a sua dor e o amor.
Durante todo o tempo que Pollyanna chorou Gerald não conseguiu mencionar uma única palavra.
Ela levantou cambaleante e firmando-se em um móvel disse:
_Eu não me esqueci da promessa que lhe fiz, mas vou lhe pediu duas coisas: primeiro que não seja hoje e segundo que você mande fazer um tumulo para Joseph como se ele estivesse enterrado aqui para que eu e as crianças possamos ir lá conversar e chorar...
_Sim, sim, tudo o que você me pedir! Respondeu Gerald exitando entre o remorso e a felicidade.
E assim foi feito em poucos dias o tumulo estava pronto e Pollyanna foi a primeira a visitá-lo.
_ Hoje à noite me tornarei esposa de outro homem... Soluços e lágrimas entrecortaram a conversa de despedida. Quero que saiba que eu o amo muito e que nunca me esquecerei de ti Joseph!!! E virando enxugou as lágrimas e caminhou até a casa, mas antes que pudesse entrar desmaiou, sendo socorrida por suas filhas Anne Mary e Eleanor.
Eleanor e Anne Mary após colocarem sua mãe sobre uma poltrona na varanda entraram correndo, uma correu para a sala de reuniões, onde se encontrava Gerald e o pequeno Joseph conversando e a outra correu para a cozinha onde se encontrava Justine a ama da casa.
Gerald segurou Anne Mary nos braços sem que esta conseguisse dizer uma única palavra, ela só chorava.
Já na cozinha Eleanor informou o que aconteceu a Justine que correu a gritar pelo patrão e todos saíram em desembalada carreira para a varanda, Gerald quase desfaleceu ao pensar na possibilidade dela estar morta, mas quando a pegou em seus braços sentiu o seu corpo vibrando fraco, abraçando-a bem forte carregou-a até o quarto, onde ele a acomodou e dirigindo-se a Justine pediu para que ela chamasse um empregado para que fosse buscar o médico, olhou para Eleanor e Anne Mary e pediu para que fosse buscar compressas por que sua mãe queimava em febre.
E assim as crianças correram para a cozinha e Justine e Joseph correram para chamar Sam um negro de confiança da fazenda, e rápido tudo foi agilizado.
Gerald passou toda à noite ao lado de Pollyanna, trocou-lhe as vestes enquanto esperava pelo médico com ansiedade.
E pela primeira vez em sua vida fez uma oração pela vida de alguém que ele amava. Naquele momento pedia a Deus com sinceridade absoluta e se ela não ficasse boa até já pensava em liberá-la do cumprimento do acordo uma vez que não poderia desfazer tudo, o choro de remorso e da dor pela possibilidade de perdê-la para sempre fez acordar algo de bom naquele homem.
No outro dia cedo chegou o médico e a medicou dizendo que logo estaria boa de novo.
Passado alguns dias, Pollyanna melhorou e depois de mais algumas semanas a promessa se cumpriu. Gerald era o homem mais feliz e Pollyanna buscava agradar-lhe por toda a sua bondade e carinho para com ela e para com as crianças e por alguns dias Pollyanna não foi ao tumulo de Joseph.
E o tempo passou...
***
O remorso sempre cobra seu preço cedo ou tarde.
O ser considerado mais vil tem sempre algo ou alguém que ele realmente quer bem.