Cap. XXIV O Poder do Perdão: O fim do noivado e a morte de Elizabeth

Gerald seguiu para a fazenda dos Hart, onde sobe que sua noiva se encontrava doente por conta de alguns comentários que ouvira de uma velha cigana que morava na fazenda já há muito tempo.

Os pais dela até quiseram expulsar a velha senhora, mas Elizabeth não permitiu.

Gerald pede permissão para visitá-la no quarto, os pais da moça consentem achando que a visita lhe seria benéfica.

No quarto de Elizabeth estava Laurence Cornell seu primo por parte de mãe, que ao ouvir que alguém se aproximava esconde-se na penumbra para poder se recompor.

Laurence era profundamente apaixonado por Elizabeth, que infelizmente só tinha olhos para Gerald.

Assim que Laurence percebe que é Gerald que está no quarto ele se mantêm escondido para ouvir a conversa e ver do que se trata.

Gerald se aproxima e acorda Elizabeth, que sorri assim que percebe que é ele quem veio lhe ver.

_ Gerald que saudade de você!! E se levantando e ajeitando-se na cama parece até tomar uma cor nova.

_ Eu vim lhe ver seus pais me disseram que estava doente. O que foi?

_ Uma bobagem! Andei dando ouvidos aquela velha cigana que vive em nossas terras.

_ O que ela disse de tão grave assim? Perguntou Gerald.

_ Bobagem! Imagine você que ela me disse que eu não me casaria com você e que morreria em pouco tempo, que você nunca me amou, e coisas desse tipo. Como vê muita bobagem!!

_ Elizabeth eu vim aqui para dizer que infelizmente eu não vou poder me casar com você.

_ Como assim?

_ Eu descobri que estou doente e não poderei me casar com ninguém... E antes que ele pudesse continuar sua mentira ela o interrompe.

_ Você vai se casar com outra! Quem é ela?? Gritava Elizabeth entre lágrimas, sentindo seu coração bater muito forte e uma dor muito forte na cabeça lhe impedia de levantar-se e abraçá-lo a fim de impedir que ele saísse do quarto.

Gerald, entretanto vira as costas e se retira do quarto. Enquanto Laurence sai da penumbra e vem em socorro de sua prima aquela que ele tanto amava, quando ele lhe abraça ela lhe disse:

_ Ele me deixou para se casar com outra! A cigana não mentiu. E desfaleceu em seus braços.

Laurence gritou em desespero, pois percebia que sua prima, seu amor morria naquele instante, quando os tios chegaram no quarto viram ele com Elizabeth nos braços e após algumas horas, onde todos ficaram ali chorando e se lamentando. Ele contou aos tios o que se passou no quarto entre Elizabeth e Gerald todos se revoltaram e Laurence jurou vingança.

No outro dia quando Gerald foi informado que Elizabeth estava morta sentiu-se até aliviado. Pois agora o caminho estava livre para ele e Pollyanna.

***

Somos responsáveis, por cada ação que realizamos e pelas conseqüências dessas ações. E cada ser também é responsável pela reação que tem diante de fatos e acontecimentos, que lhe ocorrem. A forma como reagimos ou agimos diante da Vida mostra quem somos.