Cap. XIX O Poder do Perdão: O reencontro com Lucas e as fotografias

Lucas passa para se despedir dos seus novos amigos antes de retornar para o seu lar.

O pequeno Lucas quando fica sabendo que o seu amigo está em sua casa, corre até o quarto de sua mãe e pega todos os álbuns de fotografias para mostrar ao médico, que só queria dizer tchau.

Quando Lucas vê o médico logo diz:

_ Pensei que o senhor não viesse mais? Fosse um tratante!

_ Bom, eu estou aqui!

_ E as fotos estão aqui! Exclama o pequeno Lucas.

E neste instante, todos compreendem o que aconteceu e do que o pequeno falava.

_ Ta vendo esse sou eu, no dia em que cheguei aqui, olha só que graça...

_ Ah! Que bele... Lucas começa a tremer e sente o coração bater descompassado, as vistas ficam enevoadas pelas lágrimas, que começam a rolar sem parar.

Júlia corre até a cozinha e volta acompanha de Maria, que trás um copo de água com açúcar para o médico, que chora agora copiosamente e o pequeno Lucas sem nada entender fica dizendo para ele não chorar.

_ Meu filh...o, meu filho! Balbucia o médico. Você é meu filho Lucas! Meu filho. O médico abraça e beija o pequeno, que agora chora e chama pela mãe.

Sem que ninguém entendesse nada ... O doutor começa a dizer ao pequeno Lucas, que ele é o seu filho desaparecido.

Os olhos de Júlia se enchem de lágrimas e ela compreende naquele minuto o significado de seu sonho, chora emocionada abraçando o filho e o doutor, não há na casa quem não se comova com a cena, até o nosso amigo José se emociona e agradece a Deus que tudo tenha se resolvido.

Carlos chega no instante em que estão todos abraçados e chorando em sua mente passa a idéia de que o doutor tenha contado tudo a ela, sente o seu coração disparar, uma pressão enorme no peito e perde os sentidos caindo na porta de entrada, para desespero de todos.

_ Carlos, Carlos!! Por favor, não me abandone agora!! Grita Júlia em desespero.

_ Um momento que eu já o vejo. Diz Lucas se recompondo e desvencilhando o pequeno, que chorava de alegria, de dor, sem saber o que fazer pois ele estava diante de dois pais.

O médico aproxima-se de Carlos e examina-o.

_ Como ele está Lucas? Pergunta Júlia.

_ Ele está bem, só desmaiou. Mas é bom levarmos ele lá para cima para o colocarmos na cama, para que descanse.

Carlos acorda desconsolado, chora copiosamente, sente uma pressão imensa em seu peito, fala coisas desconexas, sente sua mente pesar de forma desequilibrante, pede perdão para Júlia que o olha comovida sem nada entender.

Então Lucas pede licença a Júlia para conversar com o paciente a sós.

Júlia os deixa quando percebe que seu marido ficou mais calmo e assentiu com um menear de cabeça.