A trajetória de um sonho partido
Foram sete meses de convivência mútua, em que dois seres partilhavam a mesma vida, a mesma trajetória, os mesmo momentos. Toda aquela perfeição, sonhada pela maioria das mulheres, havia se desfeito. O laço afetivo desatou. A vida não tinha mais sentido.
Em uma caminhada melancólica, sob a rotineira chuva vespertina de Belém do Pará, aquela mulher de olhar vago e distante seguia o seu caminho. Para ela, o mundo havia parado. Nada mais havia ao seu redor, somente dor, angústia e nuvens negras carregadas de solidão.
Haviam sido anos de tentativas infelizes. Mas ela sempre fora exemplo de força e persitência. Em nenhum momento de sua história havia desistido. Era uma mulher de sucesso, pois sempre lutou para alcançar os seus objetivos. No entanto, agora, estava ali, inerte naquele clima sombrio, como se nada do que houvesse conquistado até o momento importasse.
Enquanto as gotas de chuva confundiam-se com as lágrimas que partiam do seu olhar tristonho, o caos urbano das cinco horas da tarde prosseguia. Muitas vezes escapou de um grave acidente, pois motoristas apressados desviavam de forma feroz e a julgavam louca. Em pleno centro comercial raramente as pessoas param para analisar a dor alheia. Cada um enxerga apenas os próprios interresses.
Mas as árvores da Praça da República balançavam, como se executassem uma marcha fúnebre. Aqueles seres quase imóveis pareciam ser os únicos a preocuparem-se com alguém por ali. Talvez seja porque já houvessem presenciado muitas caminhadas infelizes e, de forma solidária, tentavam em vão consolá-las.
Porém, nada adiantaria. Ninguém traria de volta a sua razão de viver. Nenhuma palavra amiga apagaria a dor de uma mulher que, depois de ter sido desacreditada por muitos médicos, por um curto período teve esperança.
Por sete meses ela viveu a sensação prazerosa de ser mãe. Mas agora tudo estava acabado. Seu bebê havia partido sem que tivesse ao menos a chance de apresentar-se ao mundo. Junto com seu pequeno filho foram enterrados os sonhos de uma grande mulher que, neste momento, de tudo pensava desistir.