Esperança
A utilização dos celulares em qualquer dependência escolar pública ou particular, prejudica no rendimento escolar dos alunos pelo fato de conter aparelhos tecnológicos como câmeras de alta definição, filmadoras, jogos, internet e mensagem (SMS) que contribuem para os alunos se disperçarem das aulas, perdendo conhecimento e chances para um futuro promissor de boa qualidade por ficar com a atenção voltada para toque do celular e recebimento de mensagens.
A aula deveria transcorrer sem interferência , mas de repente é interrompida para que um aluno atenda seu celular. A cena, que na teoria é proibida na maioria das escolas, na prática se tornou comum, atrapalhando não só os professores, mas também os estudantes que desviam sua atenção da matéria em exposição.
Com a proibição do uso de celulares e outros equipamentos de comunicação eltrônica e demais aparelhos similares, nos estabelecimentos de ensino, talvez melhore a concentração e o desenvolvimento, possibilitando um melhor rendimento escolar.
Certos momentos de avaliação, os alunos escondem seus aparelhos tecnológicos debaixo da mesa ou no bolso para passar colas, ocorrendo um círculo vicioso entre os adolescentes. Esta medida é uma alternativa para normatizar o uso desses aparelhos dentro da escola, sendo que ninguém é contrário à tecnologia, mas sem disciplina, tornou-se uma barreira para a convivência na sala de aula, além de atrapalhar o desempenho do aluno e dos demais colegas.
O ideal seria que não houvesse necessidade da Lei, mas face à realidade que vivemos é importante frisar que essa Lei cria uma nov cultura e deve ser posta em prática por todas as escolas.