Recursos naturais e o futuro da humanidade
É notório que os recursos naturais do nosso planeta estão sendo utilizados de forma exacerbada e desproporcional. O aumento no consumo de energia, sobretudo a fóssil, seria o maior fator para a dilapidação de tais recursos. Nesse sentido, a solução para o referido preblema é a prática do desenvolvimento sustentável, que se presta a suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras.
Acerca da política acima apresentada, vislumbra-se como fator positivo a proposta de se primar pela qualidade, e não pela quantidade, reduzindo-se, assim, o uso de matérias-primas e de produtos, e aumentando-se a reutilização e a reciclagem. Desse modo, estar-se-ia garantindo uma utilização racional dos insumos ambientais, dos quais depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como também o próprio crescimento econômico.
Por outro lado, a referida abordagem apresenta como fator negativo a redução do crescimento econômico, haja vista que esse depende do consumo crescente de energia e de recursos naturais. Dessa forma, tendo em vista o mundo capitalista , seria inviável "dar as costas" para a economia e se preocupar apenas com o meio ambiente e com a preservação ambiental.
A conclusão é que se exige demais do planeta. As florestas, por sua vez, estão sendo destruídas muito rapidamente. O aumento na geração de energia a partir de combustíveis fósseis tem com conseqüência a excessiva produção de dióxido de carbono, principal gás responsável pelo efeito estufa. Diante disso, pode-se dizer que para combatermos o uso indiscriminado da natureza, uma solução eficaz seria a formulação de instrumentos econômicos, tais como os impostos, a fim de desacelerar o ritmo com que as sociedades humanas estão consumindo as reservas planetárias.