Mudanças na Amazônia
A Constituição Federal dispõe que a Floresta Amazônica é patrimônio nacional e sua utilização fará, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Ela mantém ainda a sustentabilidade da maior bacia hidrográfica do mundo e contribui, decisivamente, para a fixação das condições climáticas no planeta.
É um bioma extremamente complexo e diversificado, quando vista sob os pontos de vista social, cultural, ecológico e econômico. É uma região marcada pelas exuberantes e extensas riquezas e belezas naturais e, ao mesmo tempo, pela degradação e devastação ambiental, que já está sendo contomada no sentido de colocar em prática o funcionamento dos ciclos bioquímicos dos ecossistemas terrestres e aquáticos.
As políticas e estratégicas adotadas até o presente planejamento territorial na Amazônia, são efetivas e eficientes na implantação de alternativas de desenvolvimento. Precisamos continuar resolvendo localmente os problemas da perda da biodiversidade, do desmatamento, do aumento da erosão, da contaminação da água, dentre outrosm como vem sendo, exaustivamente, colocado em prática.
Não podemos mais nos dar ao luxo de perder e desperdiçar recursos naturais, como tem acontecido com a floresta, mas sim, devemos procurar melhores formas de aproveitamento da riqueza presente nesse bioma e a Amazônia é o maior bioma terrestre do planeta, sua área avança por nove países da América Latina (Brasil, Paraguai, Bolívia, Perú, Equador, Colômbia, Venzuela, Guiana Francesa e Suriname). Em termos biológicos, é a região com a maior biodiversidade de todos os continentes.
É importante ressaltar que a Educação Ambiental tem uma importância muito grande no cenário mundial e a complexibilidade da questão ambiental exige que os diferentes segmentos sociais tenham condições efetivas de intervirem no processo de gestão ambiental.
É imprescindível uma visão de educação ambiental como processo instituinte de novas relações dos homens entre si e deles com a natureza. Vamos progredir, sem agredir.