O remédio para amortecer o desastre
Estender a mão ao próximo, ajudar a compor uma sociedade mais igualitária e com menos carência são de longe atitudes nobres que engrandecem o ser humano. Essa onda de solidariedade faz com que surjam ONGs e outras instituições. Nisso, aparecem interrogações à respeito da forma prática que o trabalho voluntário colabora para melhorar tudo que nos cerca e os fatores que vêm impedindo que esses projetos mantenham seu intuito e transforme a sociedade. Além da falta de conhecimento de como integrar-se nessas causas, um agrupamento cada vez maior de pessoas, que crêem que todo trabalho de combater os problemas do país está nas mãos do governo, mantém sua posição, barrando as causas sociais.
Nessa perspectiva, é preferível pensar que as causas sociais têm papel importante porque com a vontade da população de ajudar os que necessitam de assistencialismo é possível diminuir problemas antigos e graves, como a fome e o analfabetismo. Sabe-se que esses erros ocorridos durante a história da humanidade só tem tendência a aumentar, e a atitude correta a se tomar é fazer com que sistema social repare o que transformou.
Embora pareça simples, não é assim que essas questões são tratadas com as pessoas reais. O baixo interesse da população, acreditando ser tarefa única e exclusiva dos governantes se preocuparem com as causas sociais, origina uma dificuldade: poucos se preocupam em por a mão na massa e o trabalho se torna insuficiente para cobrir as necessidades das comunidades carentes. Essa visão distorcida sendo eliminada, favoreceria o olhar do Estado em cima das causas voluntárias, dado o crescimento delas, permitindo as duas vertentes trabalharem em conjunto.
É claro que as pessoas continuam acreditando que tornar-se voluntário está diretamente ligado em doar bens rentáveis, materiais. Ao contrário disso, ajudar nessas instituições é contribuir com tempo, educação, trabalho e tudo mais que transforme futuros ladrões e traficantes em novos empresários, artistas.
Fica evidente, que não basta que acreditemos que a solução para as dificuldades que estão implantadas dentro da sociedade está distante do nosso cotidiano. Com a junção entre governantes e população é possível crer em dias melhores para todos aqueles que dormem sob a sujeira e são submetidos à uma maltratada realidade criada para os vitoriosos.
Todos os textos podem ser visualizados em:
http://maisumsermulticelular.blogspot.com