Formação que não informa
A rotina cansativa, o enfraquecimento das campanhas literárias e o aumento das tecnologias práticas e prontas nos provam que a prática da leitura tem desaparecido do cotidiano das pessoas. Com esse extermínio dos livros surgem conseqüências sérias, uma vez que junto deles deixaremos de formar um grupo essencial que transforma o mundo em que vivemos: os cidadãos.
O importante é que as pessoas liguem-se aos livros, porque além dos conhecimentos inseridos neles, vamos aprimorar a comunicação, conseguindo expor pensamentos de forma clara.
O grande erro das escolas é apostar no aluno como uma máquina de absorver informações soltas. A leitura, muito mais do que isso é uma ferramenta para formar nosso mundo particular, com base em idéias preexistentes.
Ler apenas não basta. À medida que as pessoas começam a deter essas habilidades, juntas, são capazes de alterar suas próprias vidas e mais que isso, o lugar onde vivem, deixando de ser escravas do senso-comum.
É necessário, portanto, que comecemos a fazer o bom uso dos recursos de sabedoria que nos cercam, sem jamais ignorar os velhos métodos de leitura, uma vez que nossa sociedade foi formada por pessoas que acreditavam nos livros e usaram o conhecimento que absorveram para mudar a si mesmos e todos à sua volta.