RESUMO DA MISSÃO: PROJETO RONDON 01/02/09
Como devemos passar entre as pessoas?
Como vento ou como granizo?
O que te traz o vento, ele o leva quando vai embora. O granizo não. Ele arrasa, ele desconstrói, te faz reedificar.
Nunca pensei em discorrer sobre a destruição como algo bom, mas analisando bem, gostaria de passar entre as pessoas como granizo.
Nestes últimos dias em que passamos trabalhando com a comunidade de cabeceiras – GO a serviço do Projeto Rondon, pude perceber que assim como o granizo, posso passar pelas pessoas destruindo o altar do preconceito. Também assim como o granizo posso destruir as plantações de morosidade e as colheitas da desmotivação. Essa desconstrução sobre a qual argumento, traz a reedificação, onde o indivíduo volta a reconstruir mais uma vez – e melhor – o que era frágil ou o que estava abalado. E após a total ruína do que não presta, podemos apontar a primeira pedra para a reconstrução de um novo ser, ou no mínimo adubar o terreno.
Nossa estada na cidade tem sido produtiva. Realizamos palestras, dinâmicas, teatro e oficinas, sempre com uma mensagem de motivação e de recomeço que resgatamos do fundo de nós mesmos. Tem sido um exercício diário senhores! A cada pedra reconstituída na moral desses jovens, surge um pilar na mente de cada agente engajado nessa reconstrução.
O que mais me agradou foi trabalhar as atividades lúdicas com as crianças. Maquiagem, cores, alegria. Nos vestimos de palhaço! E afirmo que após a atividade e o retorno pra “casa”, mesmo retirando as fantasias, ficamos com a alma maquiada senhores! Entendem? É inexplicável sabe...
Nunca jamais imaginei que conhecer a realidade de um povo e interferir nela de maneira positiva pudesse ser tão gratificante e recompensador...
E pra terminar eu aconselho a todos os jovens que tem algo de bom dentro de si, que ajudem ao próximo... Independente se o seu próximo mora em Goiás ou do lado da sua casa... Isso faz bem pra alma senhores! Eu precisei viajar mais de dois mil quilômetros pra entender isso...