O PALHAÇO E O PSIQUIATRA

O palhaço estava deprimido. Estava triste demais.

Fazia as pessoas rirem. Porém, dentro de si, só havia melancolia.

Depois do picadeiro, ele ia para o camarim, retirava a maquiagem, e via seus olhos cerrarem-se em lágrimas.

Um dia, cansado desta tristeza, resolveu buscar um médico: o Psiquiatra.

Foi ele lá. Aguardou como todos os melancólicos a chegada do doutor.

O doutor passa pelo meio dos neuróticos e diz:

- Bom dia!

E entra no consultório.

O palhaço é o terceiro a ser atendido.

O médico pergunta:

- O que o senhor está sentindo?

O palhaço diz:

- Doutor, faço as pessoas rirem: eu sou palhaço. Porém, todas as noites choro depois do picadeiro.

O médico diz:

- Já tomou algum tarja preta? Diazepan? Lorax?

O palhaço respondeu:

- Não.

O médico então falou:

- Tome dois comprimidos: um ao acordar e outro ao dormir.

O palhaço questiona:

- Doutor, se o meu público souber que eu tomo tarja preta eu perco a minha graça. Como pode um palhaço ser um deprimido?

O médico lhe responde:

- Na vida, meu caro, tudo é uma máscara. Para você viver no meio das pessoas você precisa representar o que você não é.

O palhaço então pega a receita e vai embora.

Um dia qualquer, o palhaço no meio do show encontra o médico psiquiatra com uma criança numa cadeira de rodas. Os dois assistem o show no meio da platéia.

Após risadas, o palhaço recebe no camarim os dois: o psiquiatra e a criança cadeirante.

Ambos eram pai e filho.

O médico diz:

- Esse é meu filho. Ele teve problema neurológico. A mãe dele morreu no parto. Vim trazer o meu filho para te ver. Ele pediu muito. Você fez ele rir, coisa rara, viu?

O palhaço então começou a chorar. O médico também.

Sem máscaras. As máscaras caíram.

Os dois ficaram frágeis e isso os fez bem.

LUCIANO DI MEDHEYROS
Enviado por LUCIANO DI MEDHEYROS em 01/02/2020
Código do texto: T6855508
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.