A cadeira Vazia - Filosofia de Vida Breslav capitulo 1

Escrito por Paulinho Rosenbaum

Ter, 18 de Novembro de 2008 12:08

AddThis Social Bookmark Button

- A cadeira na qual você está sentado está vazia!

- “Isto é ridículo! Como pode ser?”

- Você está certo, não pode ser... Porque você está sentado nela.

- Mas é possível que a pessoa sentada na cadeira se sinta vazia.

- Então esta cadeira estará vazia, mesmo se estiver ocupada!

Rabi Nachman de Breslav estava prestes a iniciar uma lição quando segurou forte na cadeira em que se sentava e exclamou: - “Quando alguém se senta na cadeira, este alguém é um Mentsch!”

O Dicionário Webster define o Mentsch como uma pessoa de integridade e honra. Para os que sabem Idish, implica em algo mais; e aos familiarizados com os ensinamentos de Rabi Nachman, em algo ainda mais significativo.

No idioma moderno, o Mentsch é todo um ser humano. É alguém que integra todos os elementos do seu ser, tanto no aspecto físico quanto no espiritual; alguém que já superou o vazio que às vezes sentimos. Quando uma pessoa como estas senta numa cadeira, ela está preenchida. A pessoa senta-se nela e esta pessoa é um Mentsch.

* * *

Rabi Nachman de Breslav nasceu em 1772, no vilarejo ucraniano de Medzeboz. Bisneto de Rabi Israel Baal Shem Tov, fundador do movimento chassídico, Rabi Nachman alcançou um nível fora do comum de santidade e sabedoria. Sentia-se em casa estudando os mais elevados níveis do misticismo judaico, ao mesmo tempo prático, simples e objetivo no ensino da nossa fé. Compilou fantásticas fábulas sobre princesas, gigantes, mendigos e reis; Falava de cura e holismo... Enfim, de estar vivo!

Rabi Nachman atraía tanto os simples devotos quanto os mais eruditos, que o viam como “o Rabi!”, sua primeira fonte de suporte espiritual. Mesmo depois do seu passamento em 1810, a influência Rabi Nachman permaneceu potente. Seus ensinamentos se espalharam de boca a boca e pelos seus escritos. Seus seguidores continuaram a ver em suas lições orientação e inspiração. Hoje o movimento que ele iniciou é vibrante e crescente. Muito além destes círculos o supremo otimismo e a visão prática de Rabi Nachman fizeram dele um dos mestres judeus mais citados de todos os tempos.

Rabi Nachman viveu durante uma época que pode ser considerada um dos pontos de virada mais significantes na história da humanidade. Sua vida de estendeu durante o início da Revolução Industrial, a Guerra de Independência Americana e a Revolução Francesa. Goethe, Kant, Byron, Beethoven e Mozart eram todos ativos durante os dias do Rabi. Numa época caracterizada por uma mudança de paradigmas que daria grande vazão à razão, mas também profundas dúvidas, uma conquista sem paralelos de fronteiras, mas também uma perda interior sem precedentes. Rabi Nachman pôs a mão no coração da geração e disse: “Vou lhes contar um segredo: uma enorme onda de ateísmo está chegando ao mundo...”

Quase duzentos anos... Não sabemos disto?! Também sabemos que a alienação de D-us não é senão outra forma de “grande ateísmo” – uma alienação de si mesmo.

Dirigindo-se a um mundo onde o sentimento de vazio predominaria, Rabi Nachman desenvolveu uma doutrina universal que fala aos sedentos por espiritualidade assim como as pessoas ávidas por resolver os problemas do dia a dia. Sua mensagem, de alegria e felicidade, ensina que se o nosso próprio buraco negro parece ser impenetrável, faíscas de luz estão esperando para serem liberadas. Suas palavras de inspiração penetram o coração de pessoas de todos os credos, dos que não crêem com veemência e mesmo dos que em nada crêem.

Neste livro o Rabi esboça um pequeno tesouro de aforismos, sua prescrição para a cura integral, que inclui o pensamento positivo, encontrar o lado bom dos outros e mais – como nos ensina o capítulo Viver em Sintonia. Prosseguimos com o capítulo A Jornada Espiritual, que objetiva a integração do eu, onde o Rabi advoga o despertar da consciência, unir a mente ao coração e fortalecer nosso eu com Fé, Simplicidade e Verdade. O capítulo Abrindo as Portas do Céu nos estimula a abrir os portais do coração, mente e lábios, por meio da oração e da meditação. Tudo isto alcança sua complementação no modo como Rabi Nachman gostaria que preenchêssemos a cadeira vazia – o eu alienado – Abandonando a Tristeza e encontrando a Alegria e Felicidade.

1. Vivendo em Sintonia

1. Vivendo em Sintonia

Para Rabi Nachman, viver em sintonia significa estar consciente da natureza transitória deste mundo e da eternidade do Mundo Vindouro.

Olhando pela sua janela o mercado público,

Rabi Nachman viu um de seus seguidores correndo apurado:

“- Já olhou para o céu esta manhã?”- Perguntou o Rabi.

“ - Não Rabi, ainda não tive tempo”.

“- Acredite-me, tudo o que você vê à sua volta estará extinto em cinqüenta anos.

Haverá outra feira, com outros cavalos, outros negócios, pessoas diferentes.

Eu já não estarei aqui e nem você.

Então o que é tão importante que não te dá tempo de olhar para o céu?!”

* * *

Rabi Nachman de Breslav ensinou...

Saiba! A pessoa caminha nesta vida por uma ponte estreita.

O mais importante é não ter medo.

(Licutê Moharan 2:48)

* * *

Não cometa o erro das pessoas que desistem de mudar

Porque se acham escravas dos seus hábitos.

Se você desejar verdadeiramente,

E se empenhar nisto, conseguirá sobrepujá-los.

(L.M. 2:110)

* * *

Tudo o que há neste mundo

– tudo o que existe e o que acontece –

É um teste, designado a te proporcionar livre arbítrio.

Escolha sabiamente.

(Escritos de Rabi Natan 300)

Não há nada de misterioso no livre arbítrio.

Você faz o que quer fazer e não faz aquilo que não quer fazer.

(L.M. 2:110)

* * *

Lembre-se: nada é capaz de gerar tamanha integridade

interior, quanto um suspiro sincero.

(L.M. 1:8)

Aprenda a esperar.

Se apesar de todos os teus esforços e determinação você não alcançar resultados,

seja paciente. Entre aceitação e ansiosidade, opte pela aceitação.

Todos os começos requerem que você abra portas trancadas.

A chave é dar e fazer. Dê caridade a pratique bondade.

(L.M. 2:4).

Você está lá onde estão os teus pensamentos.

Certifique-se de seus pensamentos estarem onde você queira estar.

Há algo que você realmente queira

ou algo que deseja que aconteça?

Focalize toda a tua concentração nesta coisa ou evento.

Visualize cada detalhe.

Se teu desejo for forte o suficiente

e tua concentração for intensa o suficiente,

poderá fazer com que isto aconteça.

(E.R.N. 62)

* * *

Desejos mundanos são como raios de sol num quarto escuro.

Parecem sólidos até você tentar pegar um.

(E.R.N. 6)

Fique de sobreaviso: homem e dinheiro não ficam juntos para sempre.

Ou o dinheiro é tirado do homem ou o homem é tirado do dinheiro.

(R.N.W. 51)

* * *

Adorar o dinheiro, assim como adorar ídolos,

provém da falta de confiança em D-us.

Quanto mais desenraizado,

mais o mundo brilha com as bençãos

do Santíssimo, Bendito Seja.

* * *

Seja o tipo da pessoa que faz das suas funções físicas experiências espirituais.

Algumas comem porque isto lhes dá forças para estudar a palavra de D-us.

Outras, mais conscientes espiritualmente,

estudam a palavra de D-us para saber como comer.

Sempre que possível, evite comer com pressa.

Mesmo em casa, não engula a comida.

Comer é um ato de santidade,

que requer toda a presença da mente.

* * *

Quando sentir que está começando a ficar com raiva, páre.

Imagine que já explodiu e que se agora arruinado.

Pois é isto o que acontece quando você tem raiva: tua alma te abandona.

Faça isso e tua raiva seguramente se dissolverá.

Responda aos insultos com o silêncio.

Quando alguém te magoar, não diga nada.

Então você merecerá uma honra genuína –

uma honra que vem de dentro,

uma honra que vem de Cima.

* * *

A paz cura.

Quando todo o teu mundo está fraturado,

incremente o teu conhecimento de D-us. Isto te trará paz interior.

Quando o mundo lá fora está fraturado,

promova a busca da verdade.

Isto te trará paz universal.

A maior paz é a paz entre opostos.

(L.M. 1:80)

Se lembrar disto na próxima vez que encontrar alguém que te faça sentir desconforto,

ao invés de buscar a próxima saída,

você encontrará meios para que os dois possam conviver.

* * *

Seja como D-us e não olhe para os defeitos e fraquezas das pessoas.

Então você viverá em paz com todo o mundo.

É fácil criticar os outros e fazer com que não se sintam queridos.

Qualquer um pode fazer isto.

O que requer esforço e habilidade é erguer o espírito deles

e fazer com que se sintam bem.

* * *

Olhe sempre para o lado bom dos outros.

Focalize o bem, enfatize-o e transforme pecador num santo.

(L.M. 1:282)

Enxergue sempre o lado bom dentro de ti.

Focalize o bem, enfatize-o e transforme a depressão em alegria.

Quando te perguntarem como estão as coisas,

não lamente nem murmure como as coisas estão difíceis.

Se você disser que tudo vai mal, D-us dirá, “Você chama isto de mal,

Eu posso te mostrar como as coisas podem realmente ir mal!”

Quando te perguntarem como estão as coisas e,

apesar de todas as dificuldades e sofrimentos,

você responder que tudo vai bem,

então D-us dirá, “Você chama isto de bom?

Então vou te mostrar como as coisas podem ficar boas para você!”

* * *

O Arquiteto do Universo nunca faz a mesma coisa duas vezes.

Cada dia é uma criação totalmente nova.

Tire todo o proveito que puder

do que cada novo dia possa te oferecer.

(L.M. 1:123d)

Se esforce para ter somente pensamentos positivos.

Isto fará maravilhas à tua mente.

(L.M. 1:21)

Cada dia tem seu próprio conjunto de pensamentos,

palavras e ações. Viva em sintonia.

(L.M. 1:54)

Lembre-se: as coisas podem ir do pior ao melhor...

num piscar de olhos.

Rabi Nachman de Breslav.

Leilui Nishmat - Em memoria de

Stela bat Olga

Cabala Tropical
Enviado por Cabala Tropical em 09/12/2019
Reeditado em 09/12/2019
Código do texto: T6814801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.