A Manifestação

E durante a madrugada, sem que ninguém as houvesse convocado, pessoas comuns começaram a sair de suas casas e dirigir-se, à pé, por transporte coletivo ou veículo próprio, até os bairros onde moravam as pessoas que mandavam no país. E ao chegar, começaram a se agrupar ao redor das casas e dos edifícios onde estas pessoas moravam, em silêncio. E os seguranças e soldados que guardavam tais residências, ao verem as multidões que se aproximavam, fugiram, entregando os moradores à própria sorte.

E quando o dia raiou e aquelas autoridades perceberam que estavam cercados, tentaram obter ajuda ligando para seus prepostos e subordinados. E só então descobriram que os telefones não funcionavam, mesmo os celulares, e que a eletricidade e a água haviam sido cortados. Estavam isolados do mundo, cercados por um mar de gente silenciosa. E as pessoas apenas olhavam e aguardavam.

E então aqueles homens poderosos mandaram representantes falar ao povo, indagar o que queriam. E o povo não tinha líderes nem porta-vozes, e nada respondeu. Apenas continuou a aguardar. E ao perceber que qualquer negociação era inútil, muitos daqueles representantes entraram na multidão e foram embora, sem olhar para trás. Ninguém tentou detê-los, nem lhes fez qualquer mal. Os verdadeiros responsáveis continuavam dentro de suas casas, entrincheirados.

As multidões esperavam, pacientemente. Marés humanas se sucediam, à medida em que as horas iam passando e os indivíduos necessitavam satisfazer suas necessidades, descansar e comer. O volume total era mantido sempre constante, embora sua composição variasse. E as horas se converteram em dias, e finalmente, sem outra alternativa, aqueles próceres e dignitários começaram a sair de seus esconderijos de luxo, vencidos pela fome e pela sede.

Gritaram e depois imploraram para que o povo os deixasse passar, e o povo não se moveu nem deu resposta. Alguns dos sitiados sacaram suas armas e atiraram contra a multidão. Pessoas caíram e morreram, mas isto fez apenas com que o círculo se estreitasse em torno dos atiradores. E quando a munição acabou, o cerco se fechou sobre eles.

E quando tornou a se abrir, eles não existiam mais.

- [06-11-2017]