Prosa Póetica - A Poesia (quase) Sem Verso
Interessante, achei um estilo de escrita que se aproxima do que eu quero. Prosa poética é seu nome. Acho que já escrevi algumas, só não sabia que esse era o bendito nome. Poesia é para voar, delirar e provocar; porque então, de verso em verso, me sentia tão limitado? Uma marra estética, ditadura imposta a criatividade; algo mais mental do que dito em documento. Barreira que vive sendo quebrado, mas, as vezes, ainda estralava na minha mente. Versos. Versos. A imposição dos versos. Verso livre, verso ritmado.
Leio minha poesia e acho feio.
Leio e comparo com poetas do passado.
É culpa deles?
Não. Não. Não. Os poetas não tem culpa alguma do estilo que adotaram. Sejam lá quais foram. É algo mais profundo que tudo isso. É algo biológico. É parte de como a sociedade evolui através do tempo. Uma necessidade crônica de repetir padrões pré-estabelecidos. De dar nomes à aquilo que tende a se deformar e reformar num tempo continuo. Eu seria ingrato de falar que isso é um erro da programação humana, já que minha preocupação somente tem a ver mais com meus próprios anseios e formas de ver o certo e o errado. Não apontarei falha algum. Aponto somente a existência de um sentimento que eu não ache que seja único meu, mas, que pode muito vir atrapalhar, principalmente quando nós inocentemente tentamos supera-lo.
VERSO:
Obedece-lo
Ou desgraça-lo?
Poesia não é somente o verso, é dançar com as palavras, se deleitar em sentimentos, narrativas e paisagens. É olhar no espelho e cantar sobre os seus defeitos. Sempre acho que o desejo de todo poeta é encontrar a perfeição. É estranho como até nisso eu consigo ser do contra. Para mim poesia perfeita é só aquela que tem gente que não gosta e que tem defeito. Vejo poesia como um conjunto rítmico de nossos pensamentos automáticos e autoconscientes. Uma mistura daquilo que vem do fundo do seu ser com a voz autoritária e global de um poeta chefe que carimba e autoriza o que passará e o que será esquecido.
Ser poeta é profissão de risco
Ser poeta é estar com o seu lado sombrio
o tempo todo
e ser dominado por ele somente
quando
parecer ser algo interessante.
Ando tendo uma dificuldade tremenda com finais. Meus textos sempre parecem querer ter muito mais a falar, mas sinto que se eu continuasse, uma vida seria pouca até eu terminar.