Empatia

Às vezes fico impressionada com a falta de empatia das pessoas... Eu não gosto de incomodar as pessoas que me rodeiam com os meus problemas... Não são elas as culpadas das situações que não me correram da feição que eu gostaria que corressem e como tal, não têm de carregar os seus problemas mais os meus, sejam eles quais forem... Por isso nunca demonstro o que me vai na alma e sempre respondo que estou bem, mesmo que não esteja... Mas apesar de demonstrar de todas as formas possíveis que estou bem, embora não esteja, e alguns saibam o que se passa comigo, da fase que eu atravesso neste momento com tratamento de doença grave e complicada só sabem falar dos próprios problemas, queixumes a toda a hora e momento, sempre de "fronha" torcida, cara feia e triste, como se vitima fosse de algo terminal... E eu sou como "caixote" onde despejam suas vitimizações de chamadas de atenção e hipocondría cronica... Todos os dias essas pessoas atiram suas frustrações sobre minhas costas, enchendo meus ouvidos cansados de as ouvir, e o pior de tudo isto é que só falam de si mesmas... Sinto-me tão, mas tão cansada… Sinto-me tão nem sei como, por ver como existem pessoas que só sabem olhar para seu próprio umbigo e não vêm mais nada além disso... Quanto egoísmo, e eu a pensar que essas pessoas se preocupavam e se davam aos outros ... Como me enganei!

Mas é com este tipo de situação, que eu vejo o quanto sou forte e diferente, pois mesmo com os meus problemas ainda consigo ter paciência para pessoas deste género... O amor e interesse que eu tenho e demonstro pelo próximo e a capacidade de ajudar me bastam para me sentir bem comigo... É que eu sinto empatia pelas pessoas que me rodeiam e não... Tenho uma necessidade dentro de mim de estar sempre pronta a ajudar o próximo, mesmo que seja pouco o que possa fazer, mas só o poder estar e prestar ajuda faz-me bem, até parece que ganho forças e saúde!.. Eu sou uma pessoa de afectos, eu gosto/adoro ouvir os outros e esforçar-me para compreender os seus problemas, suas dificuldades e as suas emoções...

Maria Irene
Enviado por Maria Irene em 12/12/2020
Código do texto: T7133719
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.