AGOSTO


Dizem que agosto é o mês do desgosto, de cachorro louco, que traz azar. Não acredito nisso! Planejei e fiz minha última mudança no mês de agosto. Minha avó, que era muito supersticiosa, me aconselharia a não fazê-la nessa data, podia esperar mais uns dias...Não acreditei e não tive nenhum contratempo.

Agosto é mês de pouco verde, de parcas inflorescências, mas tem os ipês, manchas rosadas e amarelas, contrastando com os caules negros e rugosos, que desafiam o asfalto e o tráfego intenso das avenidas, forrando o chão com suas efêmeras flores.

É o mês que antecede à primavera. Em nossa região, é de tempo seco, de ventania que espalha as sementes que serão fertilizadas pelas chuvas de setembro. É o repositório dos últimos dias de inverno, quando as plantas repousam e os animais se aquietam, esperando a frenética atividade que virá.

Em agosto, a natureza esconde as surpresas das mutações. Vamos saudar agosto com a alegria de quem espera a boa-nova. Que, alvissareiro, faça redemoinhos de poeira e levante as folhas secas ao sabor do vento.

E, enquanto você também espera, coloque vasos de plantas nas janelas, a rede na varanda, preparando a vinda das cores e olores da primavera.



 
Aloysia
Enviado por Aloysia em 08/08/2020
Reeditado em 12/08/2020
Código do texto: T7030016
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.