ESTOU INDO...

Vou-me embora pra Cumbuco, paradisíaca praia do Ceará, Terra do Sol e da Brisa Marinha abençoada pelo Criador, que dizem ser brasileiro de São Salvador, Bahia de Todos os Santos. Assim foi que em Porto Seguro aportou a esquadra de Pedro Álvares Cabral, à mando do rei de Portugal, levando na garupa o escrivão Pero Vaz de Caminha, com a missão de descrever minuciosamente as belezas nativas e também o frei Henrique Soares, para celebrar a Primeira Missa na Ilha de Vera Cruz, que não era ilha e os indígenas a denominavam de Pindorama, mas os portugueses em seguida a rebatizaram de Terra dos Papagaios. Ou vice-versa, há controvérsias, ora pois pois, assim como até hoje não se sabe bem se Pero Vaz só assistiu ou se também participou do primeiro baile do cabide na aldeia. À boca pequena ficou dito que Cabral não era muito chegado a farras e logo após a Primeira Missa despachou o escrivão Pero Vaz em um nau de volta à Lisboa, com o objetivo de atestar junto ao Rei de Portugal a posse das novas terras, conforme combinado. E 10 dias depois seguiu viagem com sua esquadra (3 caravelas e 9 naus) rumo à cidade de Calicute, na Índia, deixando alguns marinheiros desordeiros para tomar conta do pedaço, até que novos colonizadores fossem designados pela Coroa Portuguesa para desbravar a Terra do Pau Brasil.

Dizia eu “Vou-me embora pra Cumbuco”, parodiando Manoel Bandeira, porque sou amigo da Rainha, a musa do Windsurf, a monumental Dionéia Vieira, nativa da região mais linda desse planeta, ora em processo de desintegração da Civilização ocidental, em função da volúpia corruptiva-federal dos políticos e da sanha cruel dos mandões do Crime Organizado, que já dividiram o país em novas Capitanias Hereditárias. Após trabalhar muito por 55 anos consecutivos e diante da voracidade arrecadadora do Estado inepto e dispendioso, eu decidi não mais pagar impostos de boa vontade e irei embora da cidade grande. Vou morar em um barraco à beira da praia, onde não terei a obrigação de pagar IPTU, IPVA, DPVAT, taxa condominial, etc etc etc.

(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)

Autoria: Juares de Marcos Jardim / o Sacy Pererê do Grande ABC – WebRepórter ABCD Radio Livre - Santo André / São Paulo – SP.

Juares de Marcos Jardim
Enviado por Juares de Marcos Jardim em 23/06/2020
Código do texto: T6986091
Classificação de conteúdo: seguro