CHUVA NO SERTÃO
 
Não deu outra, Mal o padre Joel terminou de proferir que só tinha medo das ameaças do El niño, começou a chover em Muçambê. Choveu a noite toda  e o dia seguinte. A chuva entrou semana a dentro e Xico Bode, sentindo o cheiro da terra molhada e os sapos se manifestando nas lagoas e riachos, até então estorricados, ficou desesperado e começoua entrar em pânico. Já contra-rezava para não continuar chovendo. Encomendou a um pai de santo da cidade de Fênix duas procissões antichuva, e as beatas contra-atacavam com as suuas procissões pró-chuvas. Era comum as procissões se encontrarem na rua das Moriçocas; e o pau quebrava...Era procissão subindo, agradecendo por chover, e procissão descendo, querendo acabar com a chuva . Beatas batiam nas cabeças dos agourentos com os cabos de guarda-chuvas. Agourentos jogavam lama nas beatas.quem mais brigava er dona Maria Garrafão: com a saia amarrada, dava porrada a três por quatro nos opositores da chuva; batia de cotovelada, pernada, cabo de guarda-chuva, cabeçada, tesoura voadora e o cacete. Quanto mais procissões o prefeito encomendava, mais água descia. Era tanta chuva, que já parecia mais um diluvio, choveu o primeiro ano, choveu bem no segundo ano e já não estava incomodando só o prefeito. Também o povo que, despreparado para trabalhar na lavoura, não aprenderam a plantar, uma vez que já estava acostumado a viver de doações.
Foi aí que começou o martírio: gente morrendo de fome porque nã sabia como tocar uma lavoura. E a noticia se espalhou na vizinhança... Quando soube da novidade, o candidato da cidade vizinha se filou, ou melhor, mudou o seu domicilio eleitoral para Muçambê (Sarney fez isso), a fim de tirar proveito político da situação. Como estava chovendo demais e o povo não sabia como procurar comida para sobreviver, pois estava acostumado ao paternalismo e o Xico Bode, não demonstrava competência para inovar como paizão, Tião Leiteiro, chegou com o SLOGAN protecionista : NÃO PLANTE QUE O TIÃO GARANTE, e começou a distribuir leite gratuitamente ao povo acomodado de Muçambê: "NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM!! BEBA LEITE", costumava repetir várias vezes Tião Leiteiro.
Aproximavam-se as eleições. Três meses antes, Xico Bode, entrando em desespero, se perguntava: Tantos anos para chover e vem logo chover em ano eleitoral? Será o Benedito?"
Tião Leiteiro ja estava conquistando os eleitores do Xico Bode, com a promessa da mamata do leite.
Em pânico, Xico Bode telefonava para a Sudene, mas ningém atendia: discava para o governador que mandava avisar que estava no interior fazendo campanha. Telefonou inisistentemente para o Bispo da Igreja Deus Está de Olho, que lhe informou pessoalmente que carretas de alimentos nos atoleiros iam pega mal e não dava IPOBE. Insistiu mais uma vez com O Bispo que, ligeiramente enfezado, gritou ao telefone: XÔ, SATANÁS!!! A TV Globo lhe indicou a Cruz Vermelha: a SUDENE informou que o problema era do DENOCS que deixou bem claro que a sua especialidade era cuidar das secas.Todo mundo empurrando com a barriga para todo mundo e Xico Bode ficou sozinho no Titanic, se lamentando da época em que era procurado e badalado por deputados, senadores e ministros.
Cabisbaixo, abatido, depressivo, já pensando em suicídio, escrevendo bilhetes tipo saio da vida para entrar na história, Xico Bode chama o seu secretário e ordena que providencia uma reunião extraordinária para tratar dos rumos da campanha e do seu futuro político. Já ameaçava com: "se o prefeito dançar, muita gente vai com ele", quando Chico Bill, sempre solícito, tomou todas as providências necessárias. Aliás, Chico Bill sempre teve o desejo de assinar Chico com X, como marca registrada do puxassaquismo. O prefeito, porém, é que o proibia, afirmando que o xico dele era marca registrada, uma espécie de marca XUXA do sertão. O verdadeiro Xico era ele; os outros Chicos, falsos arremedos...

Livro: A Vaquinha da Primeira Dama
Editora CEPE (1998)
Págs 47 a 49