Meu jardim era repleto de flores. Delas eu cuidava, pois, para mim todas as flores são lindas, cada uma com suas cores, encantos e necessidades. Umas exigem mais água, ficar mais expostas ao Sol e outros cuidados para sobreviverem.

Só que, no meu jardim, por mais que eu tentasse, não conseguia fazer com que uma rosa sequer prosperasse. Tentei, tentei, em vão.

Todo os dias eu passava por uma rua onde havia um jardim que, além das flores que eu possuia, tinha também as mais lindas rosas que já vi. De todas as cores
. Fiquei encantado e fui procurar o dono para saber qual era seu segredo.

Ele se dispos a visitar-me para examinar algumas coisas, pois ele entendia do assunto.

Chegando ao meu jardim, foi logo pegando um punhado de terra e esmiuçou-a em suas mãos. Cheirou a terra, as flores, observou bem a textura delas bem de perto com o conhecimento que eu não dispunha e concluiu:

      - Meu amigo, nesse jardim nunca vai florescer uma rosa que seja.  Se quizer mesmo, ardentemente, ter as rosas que tanto sonha, faça como eu: mude-se para um lugar que vou escolher para você com a minha experiência.

Disse ainda:

      - Existem terras em que crescem todos os tipos de flores, inclusive rosas. Outras não são capazer de produzi-las, não sei explicar exatamente por quê, mas agora eu sei que toda terra que tiver as mesmas caracteristicas das minhas, lhe darão o prazer de ver tantas rosas quanto quizer, de todas as cores...

A moral da história fica ao bel prazer da imaginação de cada um!

Té...