DIVINDADE NO QUANDO
( O CORAÇÃO DOS POETAS )
O coração do Poeta
junto com seu corpo todo é
também ___ um instrumento
/ musical !
Olha as abas do
piano
seu banco giratório...
como um console
do Reino das Artes ___Grafa
/ o de Tudo
o Belo ___comum ou Nobre ___
/ o Bonito... o Su
blime
___as notas clarinhas leves
pintalegreloquentes e os
/ sons!...___
graves... ___ou altissonanantes !...
O grotesco ___ o simples "feio" ___ o
horrível e seu gêmeo mais "inocente"
__o terrível__
( "l'enfant terrible ...")
para a Notação dos
___recados do
cristalizar
dos Movimentos do Ar ___mas
esse quando tem de ensinar_ Amor!_
o Amor eterno... ___ Sem até quan
do!...
suas Mãos_ em Sempre_
cutivando flo
res!
__regadamente! __:
...__é o Mais belo Piano.
___Divindades no Quando
também acontecem___ na
Vida da Gente!...
NOTAS SOBRE ESTÉTICA
Úteis aos artistas e aos sublimes
aspirantes a... )
Estética é o Estudo Filosófico
do Belo Artístico.
Parte do princípio que as coi-
sas maravilhosas do Mundo tem um
significado de uma Alma Criadora.
Suas realidades ocultas ou apa-
rentes podem ser ligadas a signi-
ficados.
Isso coloca a Arte no pleno do-
mínio do significado humano.
Partindo da Emoção do Homem,
assim dispuseram os filósofos:
De um lado o Bonito,o Belo e o
Sublime.
De outro o feio, o terrível/
horrível e o... grotesco.
No bonito teríamos uma execução
caprichada.
O belo é um grau a mais que o
bonito. Possui certa leveza, certa
graciosidade que nos consegue
elevar espiritualmente!...
O pólo extremo é o sublime, onde
há um quê de sobrenatural na bele-
za, nos colocando em contato com o
Divino.
Uma pintura comum e bem acabada
seria bonita.
Uma mulher graciosa,com algo que
nos faz pensar... seria linda.Com
uma luminosidade toda própria, di-
fícil de atingir só naturalmente.
A pintura "Guernica" de Pablo Ru-
iz y Picasso se encaixaria no Su -
blime. ( Contato com as "Forças Di-
vinas" que moram no Homem !...)
Já no pólo oposto, o feio reve -
laria certa desproporção, mas na -
tural.
O terrível seria algo que con -
traria nossas noções de Humanida-
de, nos incutindo desassossego.
Seu gêmeo, o horrível é um ultra-
passamento das medidas humanas
para pior.
E no grotesco o tom é de pura
"animalidade", desmedida que reti-
ra toda a espiritualidade das a-
ções humanas.
Uma casa bem desarrumada seria
o "feio".
Uma cena de violência seria o
terrível.
Qualquer tipo de tortura, físi-
ca ou psicológica seria o horrí -
vel.
O grotesco seria ilustrado por
uma clássica gravura: Um homem
doente na cama recebe a consulta
de um médico.Apenas o médico é um
asno e com maleta ao lado tira a
pulsação do doente colocando-lhe
o casco sobre o punho-pulso...
Saber esta classificação pode
ser útil para efeitos mais cons-
cientes. E para... misturá-los,às
vezes, como se compraz a contem -
poraneidade, em favor da expres-
são absolutilizada !
Abraços do Jorge Sunnny.
Ilustração :
"Pianinho Básico"
sunnny