SAÚDE, EDUCAÇÃO E AMOROSIDADE EM VIVÊNCIA

"SAÚDE, EDUCAÇÃO E AMOROSIDADE" COMO MÍSTICA DE ENVIO...

Foi na manhã de sábado (31/05/14, no Condomínio Uirapuru, em Fortaleza, que as Cirandas da Vida participaram da conclusão presencial do “Curso de Aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica, com Ênfase nos Nasf – Fiocruz/Ministério da Saúde/SESA/SMS - Condomínio Uirapuru - 29 a 31/05/14 – Fortaleza-CE.

Após três dias de aprendizado, os profissionais do Nasf e gestores de diversos municípios retornaram para os seus territórios levando na bagagem mais conhecimento e tecnologia para trabalhar com o povo. E mais uma vez, seguindo os passos do primeiro dia, a gente das Cirandas contribuiu com esta construção, que em muito dialoga com a educação popular em sua interface com a educação permanente.

As triplas foram formadas como sinal de que o conhecimento se pratica juntos

A saúde passou a ser pessoa, com história e significado

A Educação passou a ser pessoa, com história e significado

A amorosidade passou a ser pessoa, com história e significado

"Saúde, educação e morosidade" como mística de envio

Oh Saúde!: fale aí para a educação e a amorosidade o que você está levando na bagagem!

Bem, os ecos deram a sonoridade ao ambiente e as luzes dos olhares "alumiaram" o universo das mentes em profusão de palavras verbalizadas e escutadas...

Oh Educação! Agora é a sua vez: fale o que você capturou de mais significativo e está levando para compartilhar junto aos trabalhadores e usuários da sua região!

Mais uma vez os ecos do ambiente se fizeram sinfonia de olhares, dizeres e cantares...

E as triplas, na justa forma de "um por todos e todos por um" simbolizada no encontro das mãos, foram se aconchegando uns nos outros, para afirmarem e reafirmarem o proveito e o compromisso que está posto: nenhum saber deve ser desperdiçado, quando se deseja crescer juntos e misturados em nossos projetos de vida.

Oh amorosidade! se achegue aí em todos nós! Fale agora tudo que é inerente a você, para compartilhar neste momento.

A amorosidade falou e disse. A amorosidade trocou impressões e expressões, se fez emblema de afeto, alegria e sons em palavras e canções. Foi bonito de se ver o "contagio" dos afetos, o "conatus em vivência de pensar e compartilhar o aprendido, para lançar como sementes pelos caminhos da vida e trabalho em saúde.

E assim, mais uma "animada" vivência participante se fez, em diálogo com os objetivos do processo.

Estratégia Cirandas da Vida/ Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (COGTES) / SMS – Fortaleza.