voce alguma vez ja ficou sem saber o que falar a um amigo que tem uma doença grave ? isso é normal, mas com certeza voce pode aprender a lidar com essa situação . como ?
não existem regras rígidas para isso. há diferenças culturais envolvidas , e as personalidades envolvidas variam muito. portanto, o que ajuda uma pessoa doente a se sentir melhor talvez não ajude a outra. além disso, as circunstancias e os sentimentos podem mudar bastante a cada dia .
vai aqui algumas sugestões: ao visitar um amigo doente, ouça com atenção e empatia. não se apresse em dar conselhos nem pense que tem de apresentar uma solução. no desejo de ajudar pode acabar dizendo algo que o magoe. é provavel que seu amigo precise de alguem que o ouça com a mente e o coração abertos, e não com todas as respostas
mostre empatia e consideração : coloque-se no lugar de seu amigo, ele estará sensivel, tenso, não faça muitas perguntas, deixe-o a vontade tente adaptar-se as variações de humor, converse sobre o que ele quiser, ou apenas fique em silencio segurando-lhe a mão e não espere que ele reaja como voce gostaria
seja positivo: se voce encarar o amigo doente de forma positiva isso se refletirá em suas palavras e ações.olhe para ele como sendo ainda a mesma pessoa com as mesmas qualidades que fizeram com que voce gostasse dele assim que o conheceu.pense nele, não na doença.
lembre-se que o importante não é o que voce fala , mas como voce fala.o tom da voz é importante
é provavel que um amigo doente deseje carinho, compreensão , respeito. assim mostre que ele é muito importante pra voce e pode contar com seu apoio.
dê ajuda prática:entre o diagnóstico e o tratamento , as necessidades de seu amigo vão variar . não diga simplesmente "se precisar de alguma coisa é só pedir ", tente ser mais especifico. oferecer-se para fazer coisas como uma refeição , limpar a casa , fazer compras , pagar contas, ir leva-lo e busca-lo no hospital. essas são algumas maneiras práticas de voce mostrar que se preocupa com ele. seja rsponsavel e pontual quando se oferecer para fazer algo, cumpra a palavra.
mantenha contato: se voce não puder visitar seu amigo por causa da distancia ou outro motivo, ligue para conversar um pouco , ou envie um cartão ou e-mail, escreva sobre momentos agradaveis que passaram juntos , prometa que logo escreverá outra vez. e cumpra a palavra
não deixe de ajudar um amigo doente por medo de dizer ou fazer algo errado. o que conta é sua presença.não cometa o erro de se afastar de alguem que precisa de sua ajuda
um amigo que tem uma doença grave pecisa de voce mais que nunca. seja um " verdadeiro companheiro" voce não vai fazer a dor da pessoa desaparecer, mas com certeza vai tornar sua situação bem mais facil de suportar.
matéria extraida da revista ( a Sentilela ) !