PATRIÓTICA

O BRASIL QUE EU QUERO

Nossos problemas carregam atrás de si um componente que é muito pouco falado e comentado. Fala-se no governo, na corrupção, na falta de credibilidade de Instituições, e por ai vão...

Mas, na minha opinião, o “BRASIL QUE EU QUERO”, passa por um caminho estreito e quase impossível de endireitar: E-DU-CA-ÇÃO!

Nessa bola de neve, que, se avoluma e satura nossa pátria trazendo infelicidades, insatisfações, desconfianças, inseguranças começam lá atrás no bojo da cidadania. A educação das pessoas começa na sofrível escola fundamental na ausência de uma dinâmica de ensino que molde desde a infância, o garoto e futuro cidadão! Já testemunhei muitas vezes as “tias” que não chamam a atenção e corrigem os pequenos quando pisam nos gramados de logradouros públicos e arrancam plantas e flores que estão vicejando nos jardins...

No “ensino médio”, observa-se uma escola desfigurada, e, que, não busca o seu objetivo primordial: “A preparação para a universidade”! Observo as escolas de minha cidade, onde os alunos mal sabem falar sua língua pátria, são barulhentos, e, afrontam os princípios da higiene escolar, com salas de aulas sujas e demais dependências à mercê da bagunça libertina!

Chegam à faculdade como donos da verdade (ou mentiras que lhes passaram!)... Promovem greves, arruaças e até crimes...

Nesse frigir de ovos, são lançados à sociedade como imbecis sem cultura, pois, nada apreenderam, que, possa ser aproveitado pela sociedade.

Aí começam nossos problemas: A falta de educação, complementada pela ausência de cultura, faz aumentar paulatinamente a carga de “problemas sociais”, que, afligem hoje o povo! Tudo tem sua origem na EDUCAÇÃO de um povo!

Então, o “BRASIL QUE EU QUERO”, é um país onde o povo seja educado e tenha cultura, principalmente cultura política, a ponto de poder, com seus movimentos cívicos atingir nossos governantes e Instituições, no controle de que, todo governo fora eleito para e pelo povo!

Bem diz o sábio ditado: “TODO POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE”!

Quero um Brasil, onde toda a sociedade seja representada com leis que funcionem e que todo o “cidadão de bem” as respeitem e as cumpram. Que a Instituição ESCOLA seja valorizada, respeitada e tenha sua infraestrutura coordenada não apenas pelos governos, mas, e, sobretudo pelos pais e famílias dos alunos!

Por outro lado, o BRASIL QUE EU QUERO é, que, haja no seio da sociedade, famílias integradas nos quesitos intelectuais, morais e religiosos e que seus filhos sejam realmente, nesse contexto, entregues à sociedade como mais um CIDADÃO DE BEM e que colabore na construção social!

Por fim, o BRASIL QUE EU QUERO, é que tenhamos no Congresso Nacional, “pessoas de bem”, com cultura e educação na honestidade, no trabalho, na ética e no respeito à vontade popular, e, que, nossas “Instituições” atendam plenamente os anseios do povo onde a responsabilidade, a educação, a funcionalidade de suas estruturas, sejam plenas de competência... E que a sociedade cívica aprenda mais a cuidar dos seus “deveres”, que, dos seus “direitos” e busque mais a “disciplina” nas condutas sociais e não se conduza com espíritos impacientes, violentos, hipócritas e irresponsáveis...

O “BRASIL QUE EU QUERO” precisa amar sua Bandeira e seu Hino e respeitá-los! Que a insegurança nas ruas seja banida com a educação, e, trabalho para todos! Que a nossa economia seja equitativa e não se concentre em poucas mãos, gerando poderes nocivos ao “BRASIL QUE EU NÃO QUERO”!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 16/08/2018
Código do texto: T6420898
Classificação de conteúdo: seguro