Impressões

.:.

Este sou eu,

aquele que tu dizes

conhecer.

E aquele que imaginas

não observar tuas impressões.

Saibas, entretanto,

que sei muito sobre ti...

Apenas guardo tudo comigo.

Se revelar, perderei o abrigo

dos segredos que construí.

Portanto,

mantenha-me reticente.

Não queiras abrir

as alças da obviedade,

pois é no recôndito

que se revela o encanto.

Palavras do comandante

Aniversários são celebrações que se ressignificam. De velinhas inconscientes que apagamos nos primeiros anos a reflexões, amadurecemos, valoramos os outros e a nós mesmos e buscamos melhorar. De igual modo, as corporações também se transformam, construindo suas histórias que merecem resgate e ponderações a cada natalício.

Este ano, no próximo dia 8 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará completará 94 anos. Instituição quase centenária, formada por homens e mulheres que desconhecem a monotonia, decidimos migrar e rebuscar, nas memórias dos bombeiros, nos registros dos livros antigos das nossas companhias e no tempo, a história do Corpo de Bombeiros do interior. Saindo da capital, comemoraremos, pela primeira vez, nosso aniversário no interior, fomentando a articulação e o congraçamento de toda tropa; estreitando e fortalecendo nossos laços de irmandade e descentralizando, em nossa gestão, os festejos da caserna.

Dividido em cinco batalhões, com sedes em Fortaleza, Maracanaú, Canindé, Iguatu e Juazeiro do Norte, a Corporação possui cinco grandes comandos nas macrorregiões do Ceará, totalizando, graças ao apoio incondicional do governo, 18 quartéis. Iguatu foi a cidade escolhida, será a nossa ilustre anfitriã.

Preliminarmente, comprovando as nossas expectativas, os resgates históricos já nos encheram de saudade. Os quadros do passado, pintados com novas cores, revelam que a pressa da vida nos faz esquecer daqueles com quem dividimos a caminhada. Ao receber uma fotografia do primeiro livro da Companhia de Bombeiros de Iguatu, por exemplo, a assinatura era de um companheiro de turma já falecido, o primeiro comandante daquele quartel. Soubemos onde foi a primeira ocorrência no centro da cidade, lemos a escala dos primeiros bombeiros de serviço...

Estamos chegando, Iguatu! Como retornaremos, depois das comemorações, é difícil imaginar, mas, certamente, a dinâmica dos bastidores já nos evidencia que mudar faz bem, revigora e nos traz reflexões que nos levam a novas possibilidades.

Parabéns, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará!

Cel BM Holanda

Cmt Geral do CBMCE

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 30/07/2019
Reeditado em 11/05/2020
Código do texto: T6708624
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.