EU E MINHA SORTE…EM: 3 HORAS DE MANTRAS INDIANOS E UM COMPUTADOR DA NASA

-----------------------------

Loja abrindo atrasado. 35 graus… o céu é o limite, enquanto o inferno, é aqui! Bem AQUI nessa ladeira em frente a livraria a qual sou dono, atendente, vendedor, faxineiro e do jeito que as coisas andam, Stand-up comedy… quiçá stripper.

Um sujeito parou na porta murmurou alguma coisa comigo. É daqueles clientes com o “C#!” apertado... Eles simplesmente NÃO ENTRAM na loja. Ficam parados na porta fazendo perguntas ou dizendo coisas como “olhe, veja Odete… um Sebo!”. E eu me sentindo um mico tomando banho no zoológico de Ondina (o mico é único animal naquele Zoológico que parece feliz… talvez os micos não tenham tristeza no DNA). Minha cara se transformou num misto de Pato Donald com o Sr. Wilson e comecei a digitar incrivelmente rápido enquanto o meu mau humor, devido a chatice da “aura alheia” aumentava... “Tem CD de relaxamento indiano?”, Ele perguntou, enquanto sua esposa me ignorava... e sua filha falava a “língua dos Gremlins e Goblins” e EU ignorava ela.

... Quando a gente trabalha com vendas, principalmente quando fazem uma pergunta fora do padrão, a tentação de mentir é ENORME… Então eu respondi prontamente, no auge da minha cara de pau: “Não, mas tenho 3 horas de música indiana no computador!”. O rosto do homem se iluminou. “Eu vou quereeerr!!”. Mas o fato é que EU NÃO TINHA ABSOLUTAMENTE NADA DE MÚSICA INDIANA, mantra ou de qualquer cacete desses no computador… Eu só fazia uma vaga ideia de que tinha no YOUTUBE! E eu tenho um programa que baixa do site pro PC. Comecei a suar imediatamente… “Eu vou ALI! E ela - a esposa dele… “ela” - volta daqui há pouco pra buscar, OK?”. Assim que saíram eu corri pro computador, achei uns mantras e pus pra baixar. Meu computador é um notebook enviado pela NASA. Sim... Enviado pela NASA pra provar que certos computadores são muito mais lerdos do que máquinas de escrever e cadernetas! Assim que o download chegou a 30% o PC TRAVOU, REINICIOU sozinho e eu quase tive um AVC. Levou uns 10 min reiniciando enquanto eu suava de nervoso, ao som de “Lana Del Rey” no celular. Uma cena realmente triste… Logo minha nuca começou a doer e meus músculos do pescoço travaram. Isso acontece sempre que me irrito, ou quando fico incomodado em alguma situação de possível vexame e humilhação pública (do tipo sair de mentiroso por alguns trocados… isso sem contar que nem de dinheiro eu tava precisando...). Quando o computador terminou de reiniciar e eu recomecei tudo de novo (sempre imaginando o casal chegando impaciente e perguntando “E aí… CADÊ MEU MANTRA...CADÊÊ?!!”, 56% de download... o computador travou DE NOVO.

Quem passasse na rua me notaria sério, olhar sereno encarando o PC – ao som de “Summertime Sadness” - mas por dentro eu tinha surtado já há alguns minutos e podia ser levado sem protestos prum hospício na cidade mais próxima… ou pra Rua das Pedras, que é basicamente a mesma coisa. Enfim, quase 1H DEPOIS eu consegui, e depois de fazer o download do vídeo, ainda usei outro programa para converter para MP3 (não importa o preço, faça o melhor que puder no seu trampo).

Agora são 19:09 … mais ou menos umas duas horas de tudo o que acabei de contar. E… adivinhem: O CARA AINDA NÃO VOLTOU!!! - (Pausa pra vocês rirem). IU-RUU! Mas tudo bem, eu já sei o que fazer... Vou escutar essas 3hs de mantras indianos que acabei de encontrar e baixar na internet... Pra voltar a ser o livreiro feliz e saltitante que vocês tanto amam. O livreiro mais charmoso da Chapada Diamantina... (que começa com a letra “H”).