Endecha, poema de Maria Estela Severino Faustino, uso português deste termo em Almeida Garrett e comentário de J B Pereira

Endecha,

de Maria Estela Severino Faustino

Eu hoje senti um frio

um frio vazio

vazio sem fim

vazio de tudo

vazio do mundo

um eu vagabundo

um nada enfim.

_____________

endecha |â ou ê|

(espanhol endecha, do latim indicta, coisas anunciadas, plural neutro de indico, -ere, proclamar, anunciar, determinar, mandar)

s. f.

1. [Literatura] Composição poética, fúnebre ou triste, geralmente em quadras de cinco ou seis sílabas. = ROMANCILHO

2. [Literatura] Poesia fúnebre.

3. [Música] Canção fúnebre.

FONTE:

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa: http://www.priberam.pt/dlpo/

_____________

endechador

en-de-cha-dor

adj+sm (endechar+dor) Que, ou o que escreve, ou canta endechas.m. e adj.

(Ant.) Autor de endechas.

FONTE: http://www.dicionarioweb.com.br/endechador.html

______________

Endechas aparece em VIAGENS NA MINHA TERRA, de Almeida Garrett, publicado pela primeira vez em 1946, edição brasileira de 1973, pela Editora Três, São Paulo, SP, Brasil, p. 119:

oBS.: A palavra endechas indica o contexto de Joaninha adormecida e acompanhada pelos rouxinóis do vale de Santarém como delicioso e triste canto dos rouxinóis como um canto FLOS SANCTORUM OU TORRENTE DE MELODIAS entre as ramagens em que a menina da janela havia adormecido, até ser encontrada pelo Carlos, seu primio, agora oficial militar: então, endechas significa cantigas ou melodias suaves e tristes do pôr-do-sol ou do entardecer ou fim do dia. (comentários de J B Pereira); Veja o texto de Almeida Garrett:

"Do mais espesso da ramagem, que fazia sobrecéu àquele leito de verdura, saía uma torrente de melodias, que vagas e ondulantes como a selva com o vento; fortes, bravas, e admiráveis de irregularidade e invenção como as bárbaras endechas de um poeta selvagem das montanhas... Era um rouxinol, um dos queridos rouxinóis do vale que ali ficara de vela e companhia à sua protetora, à menina do seu nome."

FONTE POSSÍVEL DE ENCONTRAR ESSE TEXTO DE Almeida Garrett:

Viagens Na Minha Terra (Almeida Garret), Obra Literária - Página 7. ... fortes, bravas, e admiráveis de irregularidade e invenção como as bárbaras endechas de .... depois a si mesma como quem duvidava de sua própria existência, e dizia em palavras cortadas e sem nexo: .... Tão feio, tão magro! aparece por aí às vezes.

FONTE: www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/almeida-garrett/viagens-n - 57k

__________________