Paciência

Na Bíblia está escrito que um dos maiores desafios do homem é ter paciência. E não é?

Hoje em dia, é muito difícil alguém nascer com paciência como item de série. Hoje não é mais possível ter muito controle sobre as emoções, porque tudo está a mil. O trabalho, a vida amorosa, a educação dos filhos, as coisas que não dão certo. Vai tudo explodir! Você não sente isso?

Como podem te pedir paciência quando uma pessoa na contra-mão da vida bate no seu carro? Quando aquele ônibus solta aquela bufada de ar barulhenta bem na janela do seu veículo?

Quando você participa de uma entrevista de emprego ou manda uma proposta importante e precisa aguardar uma resposta, em que bazar a gente vai pra comprar um pouco de paciência?

Mas, olha, vamos pensar o seguinte: tudo o que é bonito demora mais tempo e tudo o que é ruim acontece rápido. Vejamos.

Quanto tempo demora para uma bala de revólver sair do cano e penetrar no peito de alguém que nem sabe por que existem tiros ali?

Quanto tempo uma pomba leva pra despejar o almoço na sua camisa?

Em quantos segundos você consegue morder a língua sem querer? E, talvez, se pudéssemos prever, menos acidentes de carro aconteceriam, menos gente morreria.

Quanto tempo a droga leva pra fazer efeito? E, depois desse efeito, quanto tempo passa até que uma besteira seja feita?

Você saberia me dizer quanto tempo leva pra sua cabeça bater na quina do beliche e voltar ao lugar?

Quanto tempo demora para uma bala de canhão destruir uma cidade toda? Um míssil? Uma granada? Será que aquela criança sem perna na África teve tempo de pensar em tirar o pé de cima daquela mina colocada em sua terra sem autorização?

Quando um corte em nossa pele acontece sem querer, não dá nem tempo de ver o sangue chegar até a ponta. Parece que estava lá desde sempre e nunca tínhamos percebido.

E tantas outras coisas que você pode acrescentar aqui, não é? Fique à vontade, porque isso ajuda a ilustrar o que eu estou tentando dizer.

Pensemos agora nas coisas boas da vida.

Por que será que uma mulher precisa ficar grávida durante três quartos de um ano? Depois desse tempo, o que vem?

Quanto tempo você levaria para aprender uma nova língua? E, depois disso, quanto tempo você desfrutaria do conhecimento que ela te traz? Das oportunidades que surgem?

Quanto tempo a casa que você mesmo desenhou leva para ficar pronta?

Quanto tempo você levou planejando seu casamento? Mesmo que tenha sido rápido, foi tudo em meia hora? Em meia hora dá pra morrer e chegar ao necrotério. Sem drama.

Quantos meses cada bebê demora até dizer a primeira palavra e, mesmo assim, de um jeito errado? Por que os bebês fazem cada coisa de uma vez? Por que não andam, falam e comem sozinhos no mesmo dia? Ora, pense quanta alegria seria polpada de uma vez só. Quantas esperanças e sorrisos bobos deixariam de existir.

Quantos anos você ficou na escola? E depois na faculdade? Possivelmente pós-graduação? Isso te trouxe alguma coisa? Não? Hum... talvez você preferisse morar debaixo de uma das pontes de Sâo Paulo, à cata do que comer diariamente nas latas do lixo. A gente passa tão sem paciência perto disso, que nem percebe.

Quanto tempo levou até a sua primeira promoção no emprego?

Demorou muito para você juntar dinheiro para comprar o primeiro carro? Bom, eu tenho 23 anos e tinha uma bicicleta, e já está bom.

A lasanha da sua avó demora uma eternidade e meia para ficar pronta? Parece que não chega ao fim o trabalho do forno!

Da paciência não pode vir coisa ruim.

Da falta dela, sim. Uma úlcera, uma gastrite e um pouco menos sabor de viver do jeito que deveria.

Mas isso é um segredo, não? Eu ainda não aprendi...

*******************