Diário do Escritor #13: IA e criatividade em rota de colisão

Olá meus Caros e Caras Colegas Escritores e Escritoras do Recanto das Letras. Olá caros Leitores e Leitoras que vem a esse espaço em busca de entretenimento. Além de escrever textos aqui no Recanto, eu também sou um ávido leitor e como tal, tenho notado claramente que algumas pessoas que postam seus textos aqui no Recanto têm feito uso da inteligência Artificial (IA) para escreverem os seus textos.

Bom essa aqui é a minha opinião, deixo isso bem claro. É muito fácil distinguir os textos produzidos por IA daqueles escritos por pessoas reais. Há erros de concordância, erros de pontuação e uma falta de coerência no que nos é apresentado. Na maioria das vezes, não há o menor sentido no que está escrito e pelo visto, quem posta esses textos não está nem aí para isso.

E acho que sei o motivo pelo qual não se importarem com a qualidade do que é postado: a preocupação maior é com a quantidade. Particularmente eu vejo as IA como ferramentas apenas para auxiliar e não para criação de textos. Elas podem auxiliar e muito na edição final e nos ajustes, mas criar? Não. O resultado final é artificial demais e carece de “alma”, “sentimento” e verdade. Particularmente, eu só uso as IA para produzir imagens quando eu não encontro imagens com direito de uso livre que atendam as minhas necessidades.

Bem, essa é a minha opinião. Qual é a de vocês? Deixem suas opiniões e considerações nos comentários. Agora, é chegado o momento de deixar a inspiração correr livre, leve e solta ou como eu costumo dizer: “escrever o que me der na telha”. Vamos lá?

Quantidade versus qualidade?

Eu fico com a segunda opção.

Talvez eu soe ultrapassado

ou quem sabe, até obsoleto...

mas eu ainda valorizo demais

a criatividade ao invés da comodidade.

Mas isso sou eu... essa é apenas a minha opinião.

Se esse é o caminho da modernidade,

eu prefiro continuar seguindo na contramão.

Denis, O Dreamaker.

09/11/2024-12:09

Nota do Autor: vejo as IA como meios ou ferramentas para se atingir fins e não como algo que substitua a nossa capacidade de criar e realizar. Em tudo o que fazemos, há a nossa humanidade e isso, nenhuma Inteligência Artificial será capaz de replicar.

Colegas do Recanto, criei um grupo do whatsapp no qual os escritores poderão conversar, interagir sobre os seus processos criativos e produzir textos em conjunto. A ideia é derrubar fronteiras e barreiras entre nós. Deixem seus contatos pelo meu formulário de contato ou nos comentários (os comentários são moderados e serão apagados a fim de preservar a privacidade de todos). Ideias se alimentam de ideias. Vamos nos alimentar?

Confiram outros textos inéditos de minha autoria:

Instagram: @deniscorreiaescritor (Pensamentos Soltos Traduzidos Em Palavras)

Zona Literária: https://minhazonaliteraria.blogspot.com

Terra dos Sonhos: https://sonhosdesperto.blogspot.com

Recanto das letras: http://www.recantodasletras.com.br/autores/denis

Luso Poemas (Portugal): https://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=17029

Caso gostem dos meus textos, curtam, comentem e divulguem!!!