REFLEXÕES SOBRE IMPERFEIÇÕES
**REFLEXÕES SOBRE IMPERFEIÇÕES**
"Não vou a igreja porque é na igreja onde se escondem os piores pecadores..."
Todos já ouvimos algum dia a frase acima, seja a partir de um familiar, amigo, colega ou ex-convertido. Partindo dessa ideia trago a seguinte reflexão:
Se algumas pessoas optam por não ir à igreja porque veem falhas nos outros, isso pode ser comparado a um estudante que decide não ir à escola devido à indisciplina dos colegas. Na verdade, ao afastar-se, podem estar a perder oportunidades valiosas de aprendizagem e crescimento pessoal. A escola oferece um ambiente onde podemos inspirar-nos uns aos outros e aprender a lidar com as diferenças. Da mesma forma, a igreja pode ser um espaço onde encontramos apoio emocional, espiritualidade e uma comunidade que nos ajuda a refletir sobre as nossas próprias vidas.
A lógica de não frequentar a igreja por conta das falhas alheias pode ser questionada quando olhamos para a experiência escolar. Afinal, mesmo em meio à indisciplina dos colegas e muitas injustiças, muitos estudantes continuam focados nos seus objectivos académicos. Eles compreendem que o seu sucesso depende mais das suas próprias atitudes do que das acções dos outros.
Assim como na escola é possível aprender com aqueles que têm comportamentos diferentes — seja para nos distanciar do que não queremos ser ou para entender melhor as dificuldades alheias — na igreja também podemos encontrar lições valiosas sobre compaixão, perdão e aceitação. Em vez de ver os outros como obstáculos à nossa própria espiritualidade, podemos vê-los como oportunidades de crescimento.
Portanto, se alguém sente que não vai à igreja por causa das imperfeições dos outros, talvez seja hora de reconsiderar essa escolha. Assim como na escola onde o foco deve estar na aprendizagem individual e colectiva, na igreja também podemos encontrar um espaço sagrado para refletir sobre nós mesmos e apoiar-nos uns aos outros nas nossas jornadas espirituais. O importante é lembrar que tanto na educação quanto na espiritualidade estamos todos em constante evolução!
Δtalaia...✍🏿