A INTERDEPENDÊNCIA NATURAL
A INTERDEPENDÊNCIA NATURAL
O que é interdependência?
interdependência é um conceito que se refere a uma dependência entre várias coisas, ou algumas coisas, pessoas, etc. É um conceito filosófico também, no budismo por exemplo, buda constantemente se refere a interdependência como a ligação de todos os seres entre si. Na filosofia é um conceito abordado por alguns filósofos, e até na ciência como a relação entre todos os fenômenos existentes!
Quero abordar que todos os seres vivos são interdependentes, e o que isso significa? que a natureza é um conjunto só de tudo que é natural, a vida é natural, não foi criada por ninguém, fica para outro texto abordarmos o conceito de deuses criadores, porém a vida, não apenas a humana surge pela interdependência do todo, nas relações causais com o todo, por exemplo, o sol, com sua radiação se liga na experiência de vida na terra, dando um ambiente favorável para a vida, porém também tem o potencial de acabar com toda a vida na terra. Há muitas interdependências entre o sol e a terra.
A vida social humana é a mesma coisa, a humanidade sendo um conjunto diverso e caótico de humanos individuais formam uma interdependência global entre si. Isso tem muitas implicações filosóficas. Quero instigar pouco a pouco essas percepções sobre a interdependência de tudo. Escolhi como o capitulo um esse tema, porque ele resume um dos conceitos principais de tudo o que vier nessa saga de textos que está por vir. Todos os meus textos podem ser lidos separados mas são interdependentes entre si! Assim como a floresta amazônica e toda a américa latina e o mundo, o que acontece na Amazônia afeta longe, o clima global, etc. Não é apenas o vago conceito de efeito borboleta simplório, é uma relação complexa e cheio de variáveis entre tudo que existe!
Não existe um deus, porque quebraria essa conexão entre tudo, um ego supremo sobre tudo está fora da interdependência natural, já que na interdependência não há centralidade, é uma relação multipla, abordarei o conceito de deus nos próximos capítulos mais a fundo, porém se deus existe, ele pelas características da ideia de um deus único, quebraria a interdependência, porque ele seria desconectado além das relações causais, deus afetaria e mudaria, mas não seria afetado e nem mudaria, já que como deus seria a vontade dele acima das relações causais e isso é contra o que vemos na realidade observada e vista pela ciência, e percebida pelos nossos sentidos.
Eu não preciso dos fatos científicos para dizer que um deus único é um conceito errôneo ao entender os fenômenos naturais, como o surgimento da vida, etc. Entendo que a interdependência infinita sobre tudo que existe é o motivo de tudo existir, e não um deus, isso não faz nenhum sentido filosófico e sensorial. Não preciso de fatos científicos pra dizer que deus não existe, mas posso usar ciência pra dar alternativas melhores e mais reais de como as coisas são, posso declarar meu não saber sem ego e sem medo, pois possuímos métodos como a ciência e a filosofia pra deixarmos de sermos um pouco menos ignorantes sobre tudo que existe!
Há uma interdependência direta entre criminalidade em uma sociedade com a forma que as rendas e oportunidades são distribuídas, tudo é interdependente, e por mais que alguns egóicos gostaria de pensar que conseguiram tudo sozinhos na vida, a realidade e os detalhes dos acontecidos que os levaram ao sucesso não foram assim, milhões e bilhões de variáveis de interdependência casual e natural rondam nosso existir!
A interdependência também significa independência relativa, ou seja, se todos os pontos são conectados por relações cada ponto pode agir e criar, escolher ... e o todo responder.
Bom, enfim, interdependência natural é um conceito que se pode tirar muita sabedoria e reflexão, tenha cautela com conclusões, deixe a mente fluir em duvidas e questionamentos, use a criatividade pra formular hipóteses mentais e repensar naquilo usando a interdependência como conceito meditativo, acho que esse exercício mental pode ser muito útil, obrigado por lerem até aqui!