Diário do Escritor #12: como classificar um texto?
Olá meus caros colegas escritores e leitores do Recanto das Letras. Quando resolvi escrever, nunca me preocupei em classificar ou rotular o que eu escrevo. Eu só queria mesmo era por para fora tudo aquilo que não cabia apenas dentro de mim. Queria me expressar apenas. Muitos anos depois, quando decidi compartilhar o que escrevia em alguns lugares da internet, acabei me deparando com esse que ainda segue sendo um dos meus grandes dilemas até os dias de hoje: como classificar um texto.
Tendo tido acesso a mais informação, descobri que haviam tantas outras modalidades, categorias, estilos, gêneros, normas e regras diferentes das que eu já conhecia. Quando estou escrevendo, eu não me preocupo com a forma, mas sim com o conteúdo… mas na hora de postar (aqui no Recanto por exemplo), me deparo com tantas categorias e rótulos e por vezes, eu não sei como classificar o estilo a que pertence o texto que eu escrevi. Gostaria de coração que houvesse alguma categoria única intitulada como “Livre” ou “Geral” para que eu não precisasse me preocupar com essas coisas.
Entendo que é necessário ter alguma espécie de filtro para que os leitores possam ter ferramentas para escolherem apenas estilos ou tipos de textos que os interessem, mas eu gostaria de não ter que me preocupar em classificar ou rotular tudo o que escrevo. Sei que isso também está relacionando as minhas próprias limitações em não saber como categorizar o que criei, mas eu queria apenas me preocupar em escrever e compartilhar os meus textos.
Alguns de vocês passam por esse tipo de dificuldade também? Respondam nos comentários. Agora, é chegado o momento de deixar a inspiração correr livre, leve e solta ou como eu costumo dizer: “escrever o que me der na telha”. Vamos lá?
“Primeiro, o conteúdo.
Depois, a forma.
Essa minha receita
deforma a norma
formal e culta.
Ideias tem rótulos?
Inspiração vem com bula?
Sei lá… eu apenas
sigo escrevendo.”
Denis, O Dreamaker.
05,08/07/2024-17:16
Confiram outros textos inéditos de minha autoria:
Zona Literária: https://minhazonaliteraria.blogspot.com
Terra dos Sonhos: https://sonhosdesperto.blogspot.com
Recanto das letras: http://www.recantodasletras.com.br/autores/denis
Luso Poemas (Portugal): https://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=17029
Caso gostem dos textos, curtam, comentem e divulguem!!!