Ele é medíocre? {Comentário}

Como gostei do meu comentário ao texto de Juli Lima, vou postar aqui...

Adorei seu texto. É um dilema para mim. Sempre que julgo alguém como medíocre, mesmo que supostamente esteja fazendo uma análise racional, percebo, em seguida, com esforço autocrítico, que estou coberto de negatividades como a frustração ou a raiva. Logo, sinto-me medíocre por julgar. Afinal, deixei a suposta mediocridade ser importante suficiente para me abalar, me incomodar, merecer meu tempo finito e julgamento. E, frequentemente, o tempo me diz que medíocre era o meu julgamento. As pessoas não precisam corresponder aos meus desejos. Elas são como são por alguma razão. Estão num caminho diferente do meu. Estão numa fase de amadurecimento espiritual diferente da minha. Possuem suas próprias maravilhas e desafios. E que no fundo compartilho com elas mais semelhanças do que diferenças. É difícil olhar para dentro com autocrítica. É difícil reconhecer no outro as semelhanças, mais difícil ainda é aceitar. Por alguma razão, o ódio é mais fácil de cultivar. Podemos passar a vida julgando o mundo inteiro sem fazer uma única autocrítica. Por alguma razão, é mais fácil jogar a responsabilidade da nossa paz e da nossa felicidade no "defeito do outro". Se é que o "eu" e o "outro" existem (outro assunto...). O grande problema é: "Tolerar tudo não é tolerância nenhuma.". A vida prática exige julgamentos humanos mesmo que eles sejam sempre imperfeitos, a sociedade precisa de ordem e harmonia. Mas este é outro assunto! Porém, para finalizar, é sempre bom lembrar que deve haver algo de estranho quando um suposto leão está incomodado com formigas. Se você permite que te afete, então não é medíocre. Procurar entendimento, empatia e julgar o mínimo necessário parecem que são desafios para toda a vida. A raiva, infelizmente, seduz e cega nossa percepção. Interessante são os filmes com morte, violência e conflitos. Esta é a nossa saga humana...

Autor: Tierry Coelho.

Texto Inspirador: Medíocre, SOU! (de Juli Lima)

Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/poesias-de-reflexao/8114361

Tierry Coelho
Enviado por Tierry Coelho em 25/07/2024
Código do texto: T8114437
Classificação de conteúdo: seguro