Diário do Escritor #11: escrevo tudo o que sinto?
Olá meus caros leitores, leitoras, escritores e escritoras do Recanto das Letras! No meu perfil aqui do Recanto, está escrito lááááá no final: “Escrevo tudo o que sinto, mas não sinto tudo o que escrevo” - e isso é verdade... ou meio que uma meia verdade. Entre escrever tudo o que eu sinto e criar um texto, há muitas liberdades e viagens poéticas.
Quando escrevo, é claro que coloco no papel coisas que sinto e vivencio… porém, há tantas outras coisas que se juntam ao processo de composição de um texto. A liberdade Poética, o lirismo, o lúdico, o fantástico, a fantasia, a imaginação, os Sonhos e pasmem: até um pouco de realidade se junta ao processo.
Os olhos com o que um escritor olha um mundo é diferenciado de infinitas maneiras. Por vezes, ele descreve o mundo ao seu redor com um olhar único e individual que pode nos oferecer um recorte rico em detalhes que só a percepção dele pode nos fornecer. Outro escritor pode olhar o mesmo mundo e nos relatar algo totalmente diferente, pois em tudo há a percepção pessoal, srnsorial e as experiências e vivencias de cada um. Aí, reside a magia e a beleza de escrever e criar.
Da mesma maneira, quem escreve pode criar mundos, descrever outras realidades, vislumbrar novas possibilidades, escrever sobre coisas que não viveu, se inspirar em coisas que leu, viu, ouviu, imaginou, Sonhou, intuiu… aí também está a Magia da liberdade de criar, se expressar e reimaginar tudo.
Mas voltando à questão do título: “eu escrevo tudo o que sinto?”. Sim, não e talvez. Como escritor, me permito e me dou ao direito de escrever nas minhas linhas e estrelinhas todo o tipo de coisa sem me limitar a ser algo apenas verdadeiro, pessoal e particular. Eu mesclo e englobo todas as minhas experiências, vivências e percepções empíricas, conceituais, teóricas, teoréticas, abstratas, especulativas e investigativas no meu caldeirão. Todos esses ingredientes se misturam para dar forma e conteúdo a tudo isso que não cabe apenas dentro de mim e transbordam em tudo o que escrevo.
Outra coisa: eu não posto tudo o que eu escrevo. Há coisas que são pessoais demais. Há coisas que deixo a intuição me guiar e me mostrar qual é o momento certo de postar. Eu sou muito intuitivo em tudo o que escrevo e posto. Pode parecer loucura, mas há regras e padrões tresloucados que sigo nesses assuntos. Não escolho formas ou maneiras quando escrevo… me preocupo primeiro com o conteúdo. A forma ou formato, eu decido depois… tenho minhas loucuras, digo particularidades.
Bem, até o presente momento, tenho 4.348 textos finalizados (4.349 contando com esse) e mais trocentos mil rascunhos aguardando o momento de serem resgatados. No Recanto, tenho postados até o momento 578 textos e mais alguns outros nos meus blogs (conteúdos inéditos na sua maioria para fornecer material original em todos os lugares que posto). Não posto tudo o que escrevo por que pretendo um dia produzir livros e outros materiais com o que crio, portanto reservo coisas originais para essas finalidades.
Agora como sempre, é chegado o momento de escrever o que a inspiração do momento me soprar aos ouvidos ou como costumo dizer: “o que me der na telha”:
“Escrevo tudo o que sinto? Sim, não e talvez.
Sinto tudo o que escrevo? Sim, não e talvez.
O que escrevo, nunca é apenas sobre mim.
A inspiração dita e eu, seu humilde servo, escrevo.”
Denis, O Dreamaker.
05,10,26,28/06/2024
20:16
Confiram outros textos inéditos de minha autoria:
Zona Literária: https://minhazonaliteraria.blogspot.com
Terra dos Sonhos: https://sonhosdesperto.blogspot.com
Luso Poemas (Portugal): https://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=17029
Caso gostem dos textos, curtam, comentem e divulguem!!!
Colegas do Recanto, estou criando um grupo do whatsapp no qual os escritores poderão conversar e interagir uns com os outros sobre os seus processos criativos, produzir interações e textos em conjunto. A ideia principal é derrubar fronteiras e barreiras entre nós e promover essa arte e necessidade chamada escrever. Deixem seus números de contato pelo meu formulário de contato ou em comentários específicos para esse fim (os comentários são moderados e os mesmos serão apagados a fim de preservar a privacidade de todos). Ideias se alimentam de ideias. Vamos nos alimentar?