APRENDI ERRANDO

Oscar Wilde disse:"Experiência é o nome que damos aos nossos erros". De fato, muita coisa a gente aprende errando. Tem gente que não aprende nem mesmo com os erros, infelizmente. Mas, via de regra, os erros nos ensinam. Certa vê que li, e não sei até que ponto é verdade, que Thomas Edison fez 50.000 testes errados até achar a composição correta para a lâmpada. Quando perguntaram-lhe sobre essa quantidade de erros, ele disse que, na verdade, ele havia descoberto 50.000 formas de como não fazer uma lâmpada. Fiquei impressionada com essa história.

Como não podia deixar de ser, também aprendi algumas coisas com meus erros.

Aprendi errando que não posso mudar ninguém além de mim mesmo. Já tentei mudar algumas pessoas de várias formas e sempre me frustrei, até descobrir que não tenho gerência sobre o outro, só sobre mim.

Aprendi errando a não emprestar meu nome para outras pessoas. Se a pessoa não cuida do próprio nome, não cuidará do meu.

Aprendi errando que nem sempre aquele que se diz seu amigo o é de verdade. Com isso aprendi a não confiar nas pessoas e a guardar meus segredos e problemas só pra mim.

Aprendi errando que não é saudável, embora seja possível, guardar os segredos e problemas só pra mim, sem nunca compartilhar minhas angústias com alguém de confiança. Precisamos de alguém que nos ouça, a quem podemos recorrer nas horas de maior desespero. Essa pessoa também estará conosco nas horas de alegria. O nome disso é amizade.

Aprendi errando que a família é a coisa mais importante da nossa vida. Não é trabalho, não dinheiro, não sucesso. Nada disso tem sentido se nossa família não participar do processo.

Finalmente, aprendi errando que os erros não são o fim, nem o determinam. Os erros, se aprendermos com eles, podem ser trampolins para nós levar a lugares mais altos.

Não faço questão de errar, obviamente. Não busco o erro. Mas entendo que, se acontecer de eu errar, posso aprender mais alguma coisa. No mínimo, posso aprender como não fazer.

Lamede Sarah
Enviado por Lamede Sarah em 14/12/2023
Código do texto: T7953998
Classificação de conteúdo: seguro