**O que podemos aprender com reality shows?**

Este título pode soar meio mentiroso à primeira vista, pois não sou grande fã de reality shows, não possuindo, portanto, o lugar de fala para discutir sobre eles, como diriam os "lacradores". Além disso, o reality que pretendo abordar não é exatamente um reality show, mas sim um programa de competição. Outro ponto que torna o título enganoso é a possível ausência de lições a serem extraídas desse tipo de programa. Sem mais delongas, pretendo falar sobre… o MasterChef.

Minha afeição por esse programa se justifica não apenas pelo lado da competição, mas também pelos elementos típicos de reality show, como depoimentos, a convivência entre os personagens e a dinâmica entre os participantes durante as provas em equipe. Ao longo dos episódios, é comum envolver-se com alguns participantes, torcer por eles, emocionar-se com suas trajetórias de vida e, principalmente, "shippar" casais (para falar como os jovens).

Assisto ao MasterChef retroativamente. Inicialmente, acompanhei as três primeiras temporadas dos amadores na época em que foram exibidas, assim como as três primeiras temporadas dos profissionais. Após um hiato, retomei recentemente. No momento, estou acompanhando a quarta temporada e deixarei a quinta para o final, pois recebi spoilers sobre o vencedor dessa temporada.

Durante minha jornada assistindo a todas essas temporadas, me vi "shippando" alguns participantes, como Lays e Rafa da nona temporada, Helton e Hayla da sexta, Daphne e Eduardo da oitava (um casal improvável, mas que gostaria de ver junto). Até mesmo, sem preconceitos, imaginei Ananda e Thalyta da quarta temporada dos profissionais juntas.

Após pesquisar sobre a vida dos participantes, percebi que muitos encerraram relacionamentos de longa data que mantinham na época do programa para embarcar em novos relacionamentos. Destaco os casos de Lays, que namorava o mesmo rapaz por 15 anos, desde a adolescência, para namorar o ator desconhecido do sbt Lucas Sales. Questiono-me se a fama do novo namorado influenciou na escolha, uma vez que agora ela também é (meio) famosa.

Thalyta da quarta temporada também era casada e agora está com outro rapaz bem diferente do primeiro. O atual é uma espécie de samurai descolado que também é chef de cozinha, enquanto o antigo parecia ser um rapaz mais velho, arcaico e meio quadradão.

No entanto, nenhum desses dois casos superou o de Taise e Walter, participantes da quarta temporada, que agora são casados e têm uma linda filha chamada Pietra.

Taise era noiva na época do programa e, ao sair, afirmou que levaria a amizade de Walter para a vida toda, destacando que ele era um homem integro. Pois, bem… Parece que ela cumpriu mais do que essa promessa rs

A integridade parece ser um valor importante para as mulheres ao buscar um companheiro.

Por isso eu me questiono: eu também sou uma pessoa íntegra?

Considero-me assim, muito em parte devido à minha educação e ao exemplo da minha mãe e meu irmão, o homem mais íntegro que conheço. Entretanto, quando mais jovem, "a aprendizagem que me deram, desci dela pela janela da traseira das casas", como diria o poeta. Cometi equívocos, talvez por ser muito jovem e influenciado por um ambiente nocivo de amigos. Contudo, sei que continuo íntegro. Espero que a pessoa que amo também reconheça essa virtude em mim, assim como Taise reconheceu em Walter.

Além do meu momento "Leão Lobo", aqui ficam algumas lições que podemos extrair de um reality show. Além de ter me instigado na cozinha em determinado momento, em que até mostrei ter um bom “tompero”, como diria Jacquin. Outra lição é como a vida pode ser efêmera e que devemos aproveitá-la da melhor forma. Soube que dois participantes partiram dessa vida: Roger, da quarta temporada, que decidiu encerrar seu ciclo aqui na terra, e o talentoso Wilson, do MasterChef Profissionais, quarta temporada, que protagonizou duelos emocionantes, mas com muito fair play, com o melhor participante de todas as edições do MasterChef, na minha opinião, Diego Saciloto. Tragicamente, Wilson faleceu num acidente de carro.

Enfim, espero ter registrado como podemos aprender com reality shows e evitei dar muitos spoilers para quem pretende assistir retroativamente, assim como eu rs.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 14/12/2023
Reeditado em 14/12/2023
Código do texto: T7953496
Classificação de conteúdo: seguro