NÃO É VIRIL FICAR IRRITADO!

Para os filósofos estoicos, ficar irritado é fraqueza, e não força. Marco Aurélio, o imperador-filósofo, escreveu que irritar-se não é viril, mas debilidade. A tristeza e a ira são fraquezas. Força, fibra e coragem é a serenidade, é a tranquilidade, além de serem mais humanas.

Somente o ego fica irritado. Somente o ego tenta irritar. Somente o ego se sente ferido. É a imagem que o indivíduo tem de si mesmo (a autoimagem) que se sente agredida, ferida, atingida, ofendida. Sêneca escreveu que ninguém consegue ofender ou ferir o sábio.

Aqueles que se irritam são autoenganados, pois confundem fraqueza com força. Eu fui fraco todas as vezes que fiquei irritado. O homem irado é um homem fraco. Mas há sempre tempo para deixar de ser fraco e tornar-se forte.

Existem dois políticos brasileiros, um culto e um não culto, que são dois exemplos de homens fracos, mas ambos acreditam que são fortes. Não os menciono, pois já afirmei e sustentarei o que eu disse: nunca mais defenderei nem criticarei político algum. Apenas os cito indiretamente neste texto.

Epicteto é outro filósofo estoico fundamental. O homem viril e corajoso é bom, tranquilo, sereno, pacífico e pacifista.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 13/03/2022
Reeditado em 13/03/2022
Código do texto: T7471480
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.