o espelho de mim.
Imagine agora um espelho.
Agora se veja nele, e lentamente imagine, que você dá um tapa em si mesmo.
o espelho não foi agredido, mas presenciou e repetiu a ação.
Assim são as pessoas, sempre reagindo da forma que sabem reagir, praticando as atitudes que conhecem e que só conhecem por que como o espelho as presenciou.
Não espere que alguém tenha uma determinada atitude, por que pode ser que nunca tendo presenciado ela, simplesmente não saiba como pratica-la.
Não julgue as ações de alguém sem conhecer os teus estímulos, sem saber qual imagem foi presenciada por esse espelho.
Todas as pessoas estão fazendo o melhor que podem com as informações que tem, o livre arbítrio as permite isso.
Por isso ao pensar no seu passado, não se condene, nem se martirize, nem sempre todas suas atitudes são decisão exclusivamente sua, permita-se reconhecer que somos todos passivos de influência, positiva ou negativa, seja mais gentil consigo mesmo.
Toda ação gera uma reação, causa uma consequência, e nós como seres humanos apenas podemos lidar com as mais diferentes situações da forma que sabemos, que fomos educados, ensinados a lidar, pelos nossos exemplos somados ás nossas escolhas e personalidades.
Por isso mesmo que seja a mesma equação, pode ela dar em infinitos resultados, todos diferentes entre si.
uma forma de balancear isso, é pensando : quais as consequências desta escolha?
Se escolher pelas consequências das ações verá que dificilmente continuará tomando as mesmas atitudes.