Saudades...
É chegada a hora de rever a vida e de reviver saudades.
Sim, a vida é um eterno aprendizado.
Haa!, que saudade eu tenho daquilo que já passou bem pertinho de mim, ou melhor que já esteve comigo, não só de passagem, mas de toda a vida… haaa! como eu tenho lembranças e reviravoltas em minha cabeça; deveria ter amado mais.
Sim, a vida é eterno aprendizado.
Aprendemos a falar primeiro, sim a falar primeiro, o primeiro choro da vida é a voz que diz: já nasci falando, não vou calar jamais… agora sim, ensina-me a andar e a te amar de acordo com o que me ensinares. Tudo está contido no choro do bebê ao nascer. Sim eu descrevi aqui o nascimento de um bebê.
Sim, a vida é um eterno aprendizado.
Aprendemos que temos que apreender a aprender, aprendemos que temos que ensinar e depois ensinamos o que aprendemos, e então aprendemos novamente… não aprendemos a chorar. Nós não aprendemos sentimentos, são eles que nos ensinam a sentir. Não precisamos de ajuda para sentir. Choramos quando sentimos algo, inclusive quando sentimos que nascemos.
Sim, a vida é um eterno aprendizado.
Que saudades eu tenho do que não aprendi por não querer sentir e de tudo isso aprendi que saudade dói, saudade eterna dói. Ninguém nunca disse a alguém: não vou sentir saudades suas, vou deixar de sentir sua falta… enfim isso é mentira. Não conseguimos jamais deixar de sentir. Não sabemos a diferença de sentir saudades e sentir a falta. Podemos até não sentir falta de alguém, mas sentiremos saudade de algo.
Sim, a vida e um eterno aprendizado. Só aprendizado é eterno, porque vai passando por sobre as gerações. Repito: só o aprendizado é eterno, pois as pessoas que te ensinam não são. Ela te ensina algo que vai perdurar ao longo do tempo, mas se vão logo, logo termina sua jornada de vida. Veja que curioso é. Te ensina como fazer, mas não ficam ali pra sempre pra te guardar dos tropeços. Aprender é a forma mais humildade viver. Aprenda com teus passos, aprenda com teu filho. Experiência é algo extremamente individual. Se pudéssemos perguntar a um bebê quão foi boa sua experiencia de ter nascido, como foi viver essa experiência. O que será que eles responderiam? E quando estiverem aptos a responderem… tarde demais… já não lembrarão. Só lembrarão das coisas que lhe serão ensinadas. Ninguém ensina experiência; ensina o caminho para tê-la, mas o modo de ter essa experiência também não se ensina, apenas o indivíduo saberá e sentirá.
Tudo é seco e individual, único e visceral. Alguém consegue te ensinar a ter saudade? E possível ter saudade? E possível guardar saudade? É possível guardar lembranças de alguém que nos ensinou. Ninguém passa experiência a ninguém. Nós contamos nossa história, relatamos algo infielmente, porque nada já não é realidade, tudo está só na lembrança; a experiencia ela é sempre vivida e depois recontada aos rugidos da saudade.
Sim, a vida e um eterno aprendizado. Não ligo mais para nada. Aquilo que me aprisiona me desacostumo a tê-lo. Deixando de nos aprisionar aprendemos que só quem faz a cadeia faz as chaves. O mesmo que faz os cadeados, faz as chaves e a preocupação é tanta que lhe entregam duas ou três chaves, caso perca ou esqueça de se aprisionar. Tem coisas que adoramos ter dentro de nós, aquilo que nos agrada. Já experimentou sentir saudade de si mesmo?
Sim, a vida é um eterno aprendizado.
Aprenda isso também: a ser firme nos seus olhos e aberto a conselhos. Conselhos são pequenas aprendizagens colocadas em sala de aula no qual você é o aluno, sente e ouça. Conselhos é a parte didática da pancada da vida, não dói muito, aproveite. Aprenda, mas não se torne mero reprodutor, seja praticante da verdade que sente dentro de si, você tem um professor dentro de si que é seu eterno aprendizado… e lembre-se a vida é um eterno aprendizado.