De novo sobre método tradicional de ensino e aprendizado autêntico

Cruamente falando, o método tradicional de ensino avalia a capacidade do estudante de memorizar a curto prazo e replicar as informações que são passadas pelo professor, do momento em que a matéria é transmitida até ao dia da prova, e não o que ele realmente aprendeu, em outras palavras, não avalia o aprendizado autêntico, o que se aprende, de fato, no sentido de ser compreendido e cristalizado na mente, por período longo ou indeterminado.

Isso significa que o sistema tradicional de ensino não avalia o estudante por si mesmo, mas por sua capacidade de alcançar o modelo pré-determinado ou considerado ideal de estudante. Sem falar que, quando chega no final do período escolar, essa "avaliação" tem como resultado um boletim genérico e não a construção de um perfil cognitivo, psicológico e de desempenho pessoal, que até poderia servir como um currículo primário na hora de procurar emprego ou mesmo para entrar na universidade, substituindo as provas de admissão, como o vestibular. Afinal, um currículo detalhado e realista vale mais do que o desempenho em uma única prova (que discrimina tipos cognitivamente especialistas, de perfis assimétricos, como eu falei em outro texto).