A culpa é sua

A culpa é minha? Por quê? A nossa geração vê beleza em tudo. Tudo é belo, tudo está às mil maravilhas. Os nossos olhos foram imersos num mundo de beleza, que acabou confundindo a nossa mente, se é que esta funciona em detrimento da visão ou é justamente o oposto. A gente tem se permitido fazer elogios, que em muitas circunstâncias é simplesmente para agradar o outro. E isso tem algo de errado? Talvez!

Ah, então a gente deve ser pessoas amargas, que vivem emburradas, cara amarrada, de mal com a vida e com todos? Cidadãos que vê defeitos em tudo? Não! Isso é exagero, estupidez. Eu penso que os aspectos positivos de uma pessoa devem ser exaltados - sem medo, sem ressalvas - pois isso é reconhecer o zelo, o capricho do outro e faz bem à alma alheia.

Sim, mas elogios também podem ser danosos para uma pessoa? Pode! São danos, em muitos casos, irreparáveis.

Seja claro! Estou me atrapalhando nessas ideias.

Vamos lá! Quando tudo que faço e alguém chega para mim e diz: "Poxa, ficou perfeito, você deu show, você é sensacional", mas quem tece os comentários está apenas querendo "puxar a minha bolsa escrotal", nada mais que isso, pois tem dentro de si a convicção de que tudo foi puramente exagero da parte dela, o mal está aí. Conduzo o outro, em muitos casos, ao fracasso.

Como assim? É fácil! O elogiado - que não sabe do que está por trás de tantos "gritos", "algazarras" - acaba tendo a falsa sensação de que é fera, top, o último gole d'água quando se está com muita sede.

E em que isso atrapalha? Acho atrapalhar no meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Eu penso o seguinte: elogiar apenas para agradar não serve para nada, aliás, serve demasiadamente para atrapalhar. Não seria melhor eu buscar ser honesto com o outro? Mas por que isso? Porque eu "rasgo" elogios a uma pessoa diante de algo/situação e logo em seguida fico pontuando aspectos negativos do mesmo indivíduo para quem gastei todos os adjetivos para enaltecê-lo. Destarte, acho prudente sermos mais moderados. E termino deixando anotado que isso é apenas o que penso e o que penso é muito diferente do que você pensa. É nessa complexidade da vida humana que a beleza de tudo toma forma.

ERALDO CUNHA
Enviado por ERALDO CUNHA em 25/02/2021
Reeditado em 25/02/2021
Código do texto: T7192907
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.