Mente aberta ao saber



“A sabedoria é a coisa principal;
adquire pois a sabedoria,
emprega tudo o que possuis
na aquisição de entendimento.”
(Provérbios 4:7)


“Compra a verdade, e não a vendas;
e também a sabedoria, a instrução
e o entendimento.”
(Provérbios 23:23)


 

Buscar o conhecimento é, no mínimo, não se limitar a apenas uma ideia, ou pensamento, ou entendimento, de um homem, ou de um grupo.

Devemos estar abertos ao conhecimento da verdade sobre os fatos, os acontecimentos, o que fica registrado na história; sobre pessoas e o que fazem.

A Bíblia é um bom livro. Mas muitas são suas interpretações. E pode-se dizer que muitas interpretações costumam ser tendenciosas, a frizar apenas o que certos líderes religiosos desejam, para manter o 'rebanho' sob controle.

Por isso, quando vemos escrito na Bíblia sobre buscar o conhecimento, e fazer da sabedoria nossa parenta, com atenção e prudência, isso bem claro fica de que não devemos nos prender à ideias e traduções pessoais, limitadas àquele saber, de pessoas e pessoas.

Deve-se cada um buscar desenvolver senso crítico, para melhor aprender a entender o que nos é apresentado, pois livros e livros, cheios de entendimentos e pensamentos, traduções e transcrições de ideias e ideais existem, para que se escrafunche o saber, na busca de um conhecimento mais consistente, verdadeiro, aplicável à realidade e necessidade de vida e paz, que precisamos.

O se fixar em uma ideia apenas, que coloca as outras em patamar de injustas, querendo justificar erros com uma desculpa que era fake news é, no mínimo, fechar a mente à verdade, que é: todos os homens são pecadores! Logo, acreditar piamente no que dizem pode ser uma tremenda de uma esparrela. 

Vamos à História. Vamos aos livros. Vamos às notícias. Vamos ao entendimento da lógica, do que significa política, e políticos, porque não é a mesma coisa... Comentaristas também costumam ser tendenciosos! ... Mesmo assim é bom ouvir, mas sempre com a mente aberta, e não escolher um, mas ouvir a muitos ( e a nós mesmos!) . Sejamos honestos e críticos às ideias. Busquemos mais sabedoria e prudência!

Vamos aos que quebraram a cara quando não se abriram para os acontecimentos reais, e ficaram presos em suas mentes limitadas, e não conseguiram sair fora do erro e acabaram sendo conduzidos por mentes doentidas, ou mesmo pelas próprias mentes deturpadas.

Partamos do princípio que todo radicalismo é perigoso. Que todos os homens podem, sim, errar, porque são limitados. Todos precisamos aprender mais e mais sobre o que é realmente justo, verdadeiro e bom, para não cair em tentações que trazem destruições.

Todos precisamos saber que há limites às ambições pessoais, e os limites se deparam quando se chega ao direito geral, quando devemos respeitar as leis morais e sociais sobre o que seja verdade, justiça, honestidade, solidariedade, comunidade, civilidade.

Enquanto homens continuarem querendo dominar com a incapacidade de raciocinar do povo, ou mesmo dentro da própria ignorância e limitação, estaremos vivendo sociedades injustas e malignamente manipuladas. Onde o povo trabalha, vivendo em situação inferior ao seu esforço e contribuição social, e os que estão no poder para governar, roubam descaradamente.

Reforma social e política é preciso. A sociedade precisa ser melhor recompensada por não deixar que o Brasil venha a falir irremediavelmente. E os que criam as leis devem ter como base a honestidade, a justiça, a verdade, a equidade.

O céu é logo ali... Vamos indo, nessa busca pelo que é melhor para todos, porque por si cada um sempre vai ter que fazer a sua parte, mesmo.


Deus nos ajude! Deus abençoe cada mente e coração desse nosso querido Brasil! Berço das nações, que a tantos tem acolhido, abrigado, dado oportunidade de vida, com mais paz, que os lugares que esses deixaram para trás. Brasil, terra de oportunidades, que precisa ser mais amorosa e honestamente conduzido. Assim seja! Amém!


 
“Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? Pois está encoberta aos olhos de todo o vivente, e oculta às aves do céu. A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama. Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar. Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas; Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões; Então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou. E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.” (Jó 28:20-28)